14 de março de 2020

13 – A Criatividade Vegana (A CRIA ATIVIDADE DE VIDA)

13 - INFORMA AÇÃO, INFORMA O QUE?

 Qual a diferença entre Veganismo e Vegetarianismo? E a criatividade na alimentação....

E hoje trazemos ainda uma receita de queijo vegano sem fermentação.....

ESCRITO COM O OLHAR DO LEIGO CURIOSO ABERTO AO NOVO....

Bom de forma geral o Vegetariano dá preferência a alimentação a base de vegetais, mas tem suas ramificações, como o ovolactovegetariano (se alimenta dos derivados do leite e de ovos), o lactovegetariano (se alimenta de derivados do leite mais não come ovos)... e outras nuances de diferença. Algumas dietas incluem somente carne branca. Outras somente carne de peixes, e o franguinho fica de fora.

     Já no veganismo tem uma profundidade "filosófica" maior, na verdade um olhar mais autoexigente quanto à relação que estabelece com outras vidas participantes da biodiversidade do Planeta Terra. Nesse caso eles excluem tanto a carne de animais quanto ovos e leite, pois tem em seu entendimento que é desnecessário impelir sofrimento e morte a outros animais  para alimentação humana, bem como que o leite animal é específicamente próprio para a prole dos animais de sua espécie, não sendo portanto, o leite de vaca, por exemplo, adequado ao organismo humano, que é diferente do bezerro, tanto com relação ao porte, quanto com relação ao processamento de quebra e absorção de enzimas e nutrientes. Fizemos algumas pesquisas e encontramos alguns estudos ciêntificos que mostram que o corpo humano não foi essêncialmente projetado para comer carne.

    O entendimento, para os veganos,  é literalmente a de que carnívoros se alimentam de cadáveres, e mesmo para os que ainda crêem em pesquisas sem base que dizem ser o ser humano originalmente carnívoro, isso é indesmentível. Pois o que é um bicho morto? Não parece um cadáver quando está tão cheio de temperos, torradinho por fora, hum?

    Não estamos defendendo este ou aquele, temos carnivoros, veganos, vegetarianos, e indecisos kkkk, em nossos grupos de pesquisa, mas trazemos algumas reflexões a cerca do tema e alguns "joiões" para o que o veganismo pode nos trazer de bom:

     Quando chegamos a esse mundo, como fomos instruído e que referências recebemos com relação a isso? Será que se houvessemos chegado, e quem já aqui estava antes de nós, e nos apresentasse uma dieta somente a base de vegetais, frutas, leguminosas, castanhas, com ovos ou não....enfim, outra opção de base de cardápio? Como seria? E observando organismos diferente? Ha quem sinta enormes desconfortos físicos ao comer carne.... Ha quem não viva sem ela no cardápio.... Qual a diferença? Será que a crença e hábito tem algo a ver com isso? A adaptação da crença, energia, e a resposta orgânica, que por sua vez, tem base energética.....pensando hã....

    Trazemos esse olhar, já que nas pesquisas de bioenergética também ha curas que transmutam a base de crença para cura (me refiro a trabalhos que se fazem com vibrações e irradiações (ondas, alfa, gama, theta..etc) e outros que são de base neurolinguística), mudando totalmente a resposta que temos com relação a algumas coisas, entretanto, ha certos casos, onde a rejeição a carne se apresenta naturalmente ao passo que o indivíduo vai excluindo a inter-relação com crenças e informações limitante e se direcionando a um olhar mais cheio de vida. Exemplo, pessoas que quase não se relacionam com informações de mortes, guerras etc... por meio de tv, livros ou outros, mantém práticas de transmutação e limpeza psíquica e meditação continuamente, passam a ter desconfortos ao comer carne. Em especial aquelas que tem maior possibilidade de selecional os espaços que frequêntam... pois ha quem trabalhe, por exemplo, em locais onde as observâncias e informações cotidianas são mais tendenciosas à críticas e conflitos, como no caso de ambiente políticos, por exemplo... Nesses casos o indivíduo fica de certa forma, mais exposto a informações negativistas do que outros que tem trabalho mais independente, podendo selecionar as informações do próprio ambiente e escolhendo os com os quais vais se relacionar. E ai nos perguntamos, enquanto informação contida na energia da carne, o que estamos recebendo? O que já estava antes em nós? E então o que acontece quando se relacionam? Esta observação também serve para outros alimentos. E para qualquer outra coisa que ingerimos...

Exemplo: Como é para aquele que faz uma oração de agradecimento e aquele que não faz nenhuma? Como é a diferença de consumir um alimento que ficou em um local exposto a ordens positivas continuadamente, e outro que ficou exposto a notícias, de desgraça, morte, críticas e discórdias? E a influência ambiente?

Já ouviram falar de Massaru Emoto e "A mensagem da água?" - Recomendo. Deixo o adendo:

     O Massaru desenvolveu pesquisa, identificando a resposta da água a exposição/influência de informações e vibrações diferentes. Influênciando com palavras positivas e negativas, musicas diferentes, e rezas religiosas diferentes. Constatou que ao expor a água a informações positivas, a mesma formava belíssimos e simétricos cristais. E ao expor a água a informações negativas estes se deformavam, deixando até de se apresentar e por vezes apresentando coloração e cheiro desagradáveis.

      E deixamos a sugestão de um experimento. Pegue um grupo de alimentos qualquer (pode ser batatas por exemplo), coloque dentro de um saco cheio de palavras positivas e as repita todos os dias. Faça o mesmo com outro grupo de batatas com as palavras negativas. Tire o fim de semana sem assistir nada negativo, nem filme, nem novela...nadinha. Vá ao parque, brinque. Volte, faça uma mantra de agradecimento a si mesmo, aos filhos, família, colegas e a natureza. E depois coma as batatas com as palavras negativas. E em outra oportunidade repita com as positivas. Teste. Mas faça os agradecimentos antes. E faça depois de uns três dias livres de informações negativas, o que inclui conversas fiadas maledicentes ou julgadoras. Porque? Bom vimos que é a diferença de frequência que permite perceber a diferença de informação como reação.  É como quando se acostuma com o mau cheiro que está a muito tempo em um ambiente, entende. Ou os fumantes que não sentem o cheiro do cigarro, enquanto que para quem não fuma, pode ser incomodo já a alguma distância. Se come algo negativo e já esta no negativo, ta na mesma... Se começa a se limpar e ai ingere algo negativo, começa a notar a diferença de frequência. Isso também acontece com informações de alta frequência vibratória. Informações muito positivas, de altíssima frequência vibratória, podem ser um incomodo, para aqueles que se acomodaram e ou se acostumaram, na crise, na maledicência, no pensamento negativo etc... Ao passo que estes ao mudarem sua crença e comportamento para padrão mais positivo, deixam de sentir desconforto com as altas vibrações que antes eram incomodas.

Ou faça o experimento do arroz sugerido por massaru emoto. Separe o arroz em dois potes, e em um escreva palavras negativas e em outro positivas e veja o que acontece depois de 15 dias. Pode colocar orações diferentes também e ver como é a resposta a se manifestar sobre o arroz. Coloque por exemplo, em um, uma oração de bênsão, alegria etc... Na outra algo ordenando vingança e perseguições do tal do senhor, "eles se desfalecerão como a relva"... que é uma ordem de morte, por exemplo. Ou em um escreva que o arroz esta amarrado e na outra que ele é livre para experessar Amor Divino. E veja o que acontece.... Já fizemos este experimento... é muito interessante.... você descobre que as vezes busca solução no que aprisiona e cria o problema... E por ai já identifica quaisquer crenças pessoais que adquiriu ao longo do seu desenvolvimento e já devia ter se desfeito a muito tempo... e até mesmo as que nunca teve, mas estavam lhe sendo direcionadas... é um caminho transformador...para o que é de melhor para sentir e viver ao passo que vai se desapegando...

     Bom, voltando a questão da alimentação "Sheiksperiana", do comer ou não comer carne?  Os veganos também costumam ser ativantes em atividades de todo tipo a serviço da proteção de animais e biodiversidade do Planeta (não que todos sejam veganos), mas eles tem para suas vidas a questão do reconhecimento da Consciência mais elevada em animais, do que comumente costumamos valorizar.  E este é um ponto muito positivo de fato. E vale dizer são muito corajosos, pois os pioneiros nessa experiência de dieta, costumavam enfrentar ainda o bullyng familiar e social, hoje bem mais ameno.

 Mas o fato é que, ao deixar a carne, ovo e o leite animal de lado, começa uma estrada de estudo diante do novo e do desconhecido e por isso mesmo do potencial diversificado e criativo que começa a se apresentar. E esse é o ponto. Aquele que tá sempre na questão "carne, arroz e feijão" and piruet... acaba por desconhecer a riqueza de variedades de alimentos que temos, de cores diferentes, texturas diferentes, sabores diferentes e mais DE ALTÍSSIMO POTENCIAL NUTRITIVO! E mesmo que ainda esteja a comer carnes, vale a pena conhecer esse mundo de riqueza de possibilidades que a galera corajosa vegan conhece e aprimora!

Coisas magníficas do mundo vegano:

1 - Claras em neve feita de água de grãos (de altissimo potencial nutritivo)

2 - Goma de liga sem ovo, feitas de sementes, de alto teor nutritivo e de fibras

O legal desses dois últimos, é que depois de aprender a usá-los nas receitas, você soluciona muitas misturas na cozinha e sem o cheiro forte do ovo, que em algumas receitas é interessante dispensar.

3 - Queijos curados, magníficos diga-se de passagem, feitos de castanhas e até de grãos. Isso mesmo já há experimentos de queijos feitos de feijão, por exemplo. E é muito divertido de fato, pois você vira o professor pardal do tio patinhas, ou o franjinha da turma da mônica, só que com muito mais acertos, kkk, naquele mundo alquímico super curiosos. É uma arte na cozinha resolver as questões de fermentação...

4 - Alimentos gostosos e exóticos como as algas com gosto de bacon, rica em Vitaminas do Complexo B, e ômegas 3 e 6 e outros potênciais nutritivos. E quando fritas, ficam com a mesma aparência dos bacons do breakfast norte americano. Traremos um post somente sobre elas.

5 - A versatilidade que alguns alimentos passam a ter no novo olhar. Alimentos que passam a ser consumidos verdes, tornando-se algo totalmente diferente do que quando estão maduros como no caso da jaca.

6 - Uso de cascas em diversas receitas, algumas tão saborosas que por vezes, congelamos o conteúdo só para fazer o prato da casca. Entende?

7 - Os leites vegetais. Esses são magníficos, pois tem uma versatilidade muito grande potênciais curativos para alternar durante a semana.

8 - E depois de conhecer tantas misturas e alquimias diferentes, acabamos por resolver rapidamente qualquer coisa na cozinha. Mesmo não sendo veganos.

O polvilho, por exemplo, é uma peça que acaba por criar muito mais na cozinha de um vegano do que na cozinha de senso comum, juntamente com a diversidade de farinhas, umas mais secas, outras mais cremosas, que nos permite, fazer bolinhos, pudins, de qualquer coisa. Enfim, cada vez mais, o reaproveitamento de alimentos fica mais diversificado.

Como falamos do polvilho, vamos trazer uma receita de queijo vegano à base de polvilho, o QUEIJO FAKE, dos veganos, pois que não passa por processo de cura e fermentação que é o que faz um verdadeiro queijo.

Este queijo não tem gosto de queijo a não ser que acrescente um ingerdientes adicional que vamos indicar. Mas AINDA ASSIM VALE A PENA, POIS VOCÊ PODE ACRESCENTAR EM UMA MESA COM VÁRIAS OPÇÕES DE LANCHES DA TARDE, PARA PASSAR NO PÃO, TORRADAS, SANDUICHES ETC... Tendo mais uma opção de sabor... textura, e base para novas experiências de misturas bacanas para fazer!

Para dar gosto de queijo acrescente uma colher de sopa cheia, de levedura nutricional *(tem gosto de parmesão). Ao final já da receita e misture bem antes de levar à geladeira. Outra opção é acrescentar lemon pepper que também fica delicioso, nesse caso diminua o limão porque o lemon pepper já tem um bocado de limão.

 

 

QUEIJO 1 - CASTANHAS DE CAJU COM ERVAS

Ingredientes:

*6 xícaras de castanha de caju

*6 xícaras de água quente

*4 colheres de sopa de polvilho (2 de azedo e 2 de doce)

*1/2 colher de sopa de sal

*1 xícara (salsinha, cebolinha, orégano) picado bem pequenininho

*1/2 xícara de sumo de limão

Preparo: Deixe as castanhas de molho na água quente por 20 minutos. Descarte a água do molho, bata 3 xícaras de castanha, com 1 e 1/2 xícara de água filtrada, e depois as outras 3 xícaras de castanhas com 1 e 1/2 xícara de água filtrada. Acrescente então o polvilho, o sal, as ervas, o limão e a levedura nutricional ou lemon pepper (também dá para fazer sem esse ingrediente). Misture tudo muito bem. Transfira para uma panelinha e leve ao fogo, mexendo sempre, até engrossar. Começará a fazer bolhas, desligue. Unte um recipiente de louça ou plástico com óleo vegetal, pode ser azeite de ervas que fica muito bom, despeje a mistura no recipiente. Leve à geladeira por 3 a 4 horas. Desenforme e está prontinho. Dá para amassar com garfo, acrescentar adicionais de sua preferência e fazer um patê, que fica delicioso.

 

QUEIJO 2 - MACADÂMIA CURADO COM TEMPERO SÍRIO

Ingredientes:

*600 gr. de macadâmia (Assim como faz-se com outras castanhas, deixe de molho de um dia para o outro e descarte essa água do molho de limpeza. Ou proceda como na receita anterior, colocando na água quente e deixando por 20 minutos e depois descartando essa água do molho).

*70 gr. de missô

*6 colh. sopa de sumo de limão

*sal

*60 ml. de óleo de coco derretido

*240 ml de água

*tempero sírio para cobrir o queijo todo

Preparo: Bata no liquidificador as macadâmias, o misso e as 240 ml de água. Formará uma pasta. Coloque em plástico filme e deixe fermentar por 24 horas. Depois deste período, acrescente o óleo de coco, o limão, o sal, à gosto, e misture bem. Faça bolinhas e passe no tempero sírio, cobrindo por fora por completo. Coloque Às bolinhas em papel vegetal e feche bem. Coloque dentro de uma caixa de papelão e leve à geladeira. Deixe mais dois dias, curando dentro da geladeira. Abra então uma das bolinhas e experimente. Você pode testar o tempo de cura na geladeira. Quanto mais tempo, mais intenso é o sabor. Hà quem deixe por 7 dias.

QUEIJO 2 - MANDIOCA

Ingredientes:

*6 xícaras de mandioca amassada cozida

*4 xícaras de chá de água do próprio molho

*2 xícaras de polvilho doce

*2 xícaras de polvilho azedo

*1 xícara de chá de azeite

*1 limão bem cheio de sumo e grande

*1/2 xícara de ervas finas

*pode acrescentar 1 colher de sopa de levedura nutricional para dar gosto de queijo

1/2 xícara de folhas de peixinho da horta , picadas pequenininho e fritas no azeite, junto com álgas nori picadinhas e também fritinhas no azeite. (Para umidecer as algas, deixe 15 minutos em água)

Ingredientes: Leve todos os ingredientes ao liquidificador, com exceção das algas picadinha e o peixinho da horta picadinho. Bata tudo até ficar homogêneo. Transfira para uma panelinha, acrescente as algas e os peixinhos da horta, picadinhos bem pequenos e fritinhos (crocantinhos). Aqueça o fogo e mexa sempre até engrossar. (Fogo médio baixo). Ficara um creme bem grosso. Unte um recipiente que dará forma ao queijo. Transfira o creme para o recipiente e leve à geladeira, por umas 3 horas. Depois é desenformar e cortar. Dá para fritar e fazer derretido.

 

Essa foi nossa receita de hoje. Aquele abraço e até a próxima.

 

 

13 - INFORMA AÇÃO, INFORMA O QUE?


Como comentamos sobre o organismo humano ser ou não originalmente desenvolvido para consumo de carne, deixamos uns adicionais para quem queira entrar dentro de si, fazendo algumas perguntas que possam esclarecer a si mesmos, sobre o tema, o que pensam e o que pensam que pensam, mas lhe foi incutido e etc...

Várias teorias da evolução. Qual a sua conveniência escolhe? Questione seu ego e as estórias da história:

https://www.nationalgeographic.com/news/2015/09/150911-how-we-became-human-theories-evolution-science/

Deixamos aqui já links de pesquisa desses estudos e seus pesquisadores, e alguns adicionais oriundo de sites que tratam de pesquisas sobre o ser humano ser onívoro e energia e o alimento (alguns estão em inglês, é só traduzir no seu navegador):

Selecionamos aqueles, que enquanto pesquisavamos, para enrriquecer as informações que compartilhamos com você, tinham referências confiáveis.

https://www.huffpost.com/entry/shattering-the-meat-myth_b_214390

https://www.smithsonianmag.com/science-nature/where-do-humans-really-rank-on-the-food-chain-180948053/

https://sites.unisanta.br/teiadosaber/apostila/biologia/valor_energetico_do_alimento_aula%20teia-teoria3010.pdf

 

recomendamos ainda os vídeos sobre o chi dos alimentos do "Canal do Pava" Pavanello no youtube (procure canal do Pava)

https://www.youtube.com/watch?v=t3LbzxGaz8w

 

https://www.casa-indigo.com/artigos/alimentacao/os-humanos-sao-naturalmente-carnivoros/

Como falamos de questões energéticas também deixamos ao fim um vídeo de cura Hoponopono e Geometria Sagrada. E outro para curar crenças limitantes e mais limpeza de 21 dias.

Vídeo 1

Vídeo 2

Vídeo 3