19 de março de 2020

14 – O Chi nos Alimentos – Medicina Chinesa

     Abaixo Trecho de esclarescimento de Anichini Flores, profissional de práticas da medicina chinesa. É sobre terapias dietéticas, e vem auxiliar a compreensão dos dados sobre chi dos alimentos na continuidade do post. Trouxemos como participante colaborativo. Exprime o que constatamos nas pesquisas de cura bio energética de outras bases de práticas bioquânticas, no que diz respeito ao envio e resposta de códigos informativos. Boas partes das pesquisas do Rancho, em elaboração, se iniciaram a partir de práticas bioquânticas e ao longo do trajeto os questionamentos que encaminharam a outras pesquisas. Ou seja, constatamos, o já constatado por alguns outros grupos de pessoas no planeta terra sobre a real verdade no autoconhecimento da própria energia e da relação com o Planeta. Fazemos questão de exprimir isto, deixando claro que não havia conhecimentos pré-vios a induzir o pensar, como aconteçe na questão do crer ou não crer. Por hora, traremos o compartilhamento de profissionais que agregam valor ao que vamos constatando. Pesquisas pessoais mais profundas de nosso grupo, serão provavelmente compartilhadas até o fim deste ano em outra plataforma. Amor e Luz e boa Leitura!

 

"

      A dinastia Han Oriental (25- 220 d.C.), apareceu o primeiro livro especializado na China sobre matéria médica, Herbal Classic de Shennong, que contém um número de alimentos com a função de melhorar a saúde e retardar o envelhecimento. Estes incluem de loto, raízes chinesas, tâmaras, feijões, frangos, a gordura do ganso silvestre, mel, rizoma de loto e uvas.

      O médico da dinastia Han, Zhang Zhongjing, usou alimentos nas suas receitas medicinais e formulou a Decocção de casca de canela, a Sopa de carne de carneiro com angélica chinesa e a Sopa de gengibre e pele de porco, que são receitas terapêuticas muito boas. Seus métodos para o tratamento de síndrome de "Frio exógeno" e "Síndrome de Deficiência Exterior" pela indução de transpiração espontânea usando Decocção de casca de canela seguida por uma papa quente é uma prática dietética muito boa. Esses métodos, junto com suas opiniões higiene dos alimentos, foram uma contribuição valiosa para a medicina.
Nas dinastias Jin ocidentais e orientais e dinastias Sul-Norte (265 - 589 d. C.), houve um crescimento significante no conhecimento da prevenção e tratamento de doenças com a alimentação. Na dinastia Jin, Ge Hong, em seu
Prescrições para Emergências, relata um número de receitas simples e provadas, muitas das quais são terapêuticas.
Houve também recomendações detalhadas sobre higiene de alimentos e alimentos desejáveis e proibidos para doenças específicas. Em
Canon de Matéria Médica, escrito por Tao Hongjing da dinastia Sul, foi dada a devida atenção à especialidade dos alimentos. Ele classificou frutas, legumes e cereais com ervas a plantas arborizadas. No capítulo sobre Medicamentos para Doenças Gerais, por exemplo, para edema no abdome superior, ele enumerou alimentos como alga marinha, feijão vermelho, feijão de soja, peras, carpa e tainha, enquanto, para diabetes, ele recomenda alimentos como leite de égua e trigo.

     Na dinastia Song (960 -1129 d. C.) foi uma prática geral usar alimentos na prevenção e no tratamento de doenças. Por exemplo, em ambos, o formulário publicado oficialmente, Prescrições Cheias de Paz e Benevolência, a Terapia Dietética foi tratada em capítulos especiais que contém mais de 100 receitas de dieta, especialmente para doenças geriátricas.
Durante a dinastia Yuan (1206- 1368 d. C.), a Terapia Dietética teve mais desenvolvimento. O livro
Essência da dieta, de Hu Sihui, que foi um médico de dieta da corte, enfatizou interesse particular na combinação racional de alimentos diários e adição de medicamentos corretos nos alimentos para a preservação da saúde e tratamento de doenças. Há relatórios bastante detalhados e práticos no preparo de alimentos.
Na dinastia Ming (1368- 1644 d.C.), com o desenvolvimento de medicina e Terapia Dietética, mais alimentos eram relatados em obras de matéria médica. Por exemplo, O
Grande Compêndio de Matéria Médica relata cerca de quinhentos tipos de alimentação, incluindo cereais, legumes, frutas, peixes e répteis, aves e animais.
Pela dinastia Qing (1616- 1911 d. C), a Terapia Dietética tem sido conhecida extensivamente por todos os médicos. As obras mais valiosas incluem
Coleção de Ervas Dietéticas, de Shen Lilong, Receitas de Comidas e Bebidas, de Wang Shixiong e Um Estudo de Dietas e Alimentos Corretos, de Zhang Um. Essas obras cobrem uma variedade de conhecimentos fundamentais e aplicações práticas; alimentos para a gerência de doenças e aqueles para o uso diário.
A Terapia Dietética MCT, portanto, tem uma história de mais do que três mil anos e um conteúdo muito rico, que é não somente relatado na literatura, mas também tem sido passado de geração em geração.
Nos anos recentes, com o melhoramento dos padrões de vida e o desenvolvimento da medicina chinesa, a Terapia Dietética tem ganhado força e atraído a atenção internacional. Significantes realizações têm sido feitas na pesquisa científica, e a aplicação clínica e ensinamentos da Terapia Dietética MCT vai, com certeza, desenvolver-se fazer uma contribuição útil à saúde e a longevidade da humanidade. ...

 

A NATUREZA E O GOSTO DO ALIMENTO


       Natureza e gosto são as mais importantes propriedades da alimentação. A natureza do alimento é classificada em Frieza, Frescor, Morno e Calor, que são chamadas de "As Quatro Naturezas". Na prática, essas naturezas são divididas em dois tipos ásicos, Frio ou Quente. A natureza de um alimento é definida na mesma base que a medicina chinesa, isto é, pela observação de seus efeitos no corpo humano. Estes são vistos em ambos os efeitos terapêuticos intencionais e nos efeitos laterais.

     Geralmente, quando um alimento funciona como um antipirético ou um tranqüilizante, ou quando ele pode acalmar o Fígado e prejudicar Yang Qi (ex. Yang Qi do Baço e Estômago ou do Coração e do Rim), é Frio em Natureza. Melancias, peras bálsamo, nabos peras e mariscos são alimentos deste tipo.

     Entretanto, quando um alimento tem os efeitos de aquecer o Aquecedor Médio para dissipar Frio, fortalecer Yang Qi, reabastecer Yang Qi, reabastecer o Fogo e nutrir o Qi ou quando ele pode nutrir o Calor e induzir Fogo ou prejudicar os Fluidos Corporais, como aqueles do Estômago, do Fígado ou dos Pulmões, é  considerado como tendo uma natureza Morna.

     Alimentos típicos deste tipo são gengibre, cebolas de primavera, cebolinhas-capim, alho, pimenta malagueta e carne de carneiro. Somente poucos alimentos têm uma natureza extremamente Quente ou Fria; alguns têm somente pouca tendência ao Frio ou Calor e são descritos como Neutros em Natureza.


De acordo com a classificação da matéria médica dietética, alimentos também têm sabores, como medicamentos herbais. As categorias principalmente empregadas são os "Cinco Sabores"-
azedume, amargor, doçura, apimentado e salinidade. Estes são principalmente sentido pelos órgãos gustativos, mas também são inferidos pelas ações dos alimentos.

 

IDENTIFICANDO AS AÇÕES BENÉFICAS DOS ALIMENTOS PELO SABOR....

     Este conceito é consistente com o princípio de MCT de que sabores diferentes têm ações diferentes. Por exemplo, algumas carnes e órgão internos de animais podem ser rotulados como doces por sua função de nutrição, embora, de fato, eles não tenham um gosto doce. Semelhantemente, alga marinha, mariscos ou ostras não têm gosto salgado, mas são classificados como alimentos salgados porque eles têm os efeitos de amaciar e dissolver massas duras. Portanto, o gosto dado a um alimento pode indicar suas ações.


Geralmente, azedume (que inclui azedume combinado com adstringência) pode agir para transpiração, parar diarréia ou curar emissão seminal. Exemplo são as ameixas e alimentos azedos ou doces e azedos, como ameixa, tamarindos e vinagre, que têm os efeitos de promover a produção de Fluidos Corporais, saciar a sede e assistir o sistema digestivo. (outro post receitas com ameixa: https://ranchodocampodoce.com/uma-vitamina-especial/).

     Amargor tem um efeito antipirético e pode aliviar asma e tosse, ou agir com um purgante. Alimentos dessa descrição incluem peras bálsamo, azeitonas, broto de bambu e dente-de-leão.

     A doçura pode remediar debilidade, regularizar o Estômago, aliviar espasmos e dores. Castanhas, caroços de damasco doce, abóbora, uvas tâmaras, maltose e carne de animais e vísceras são todos exemplos de alimentos que têm esses efeitos.

     Alimentos com uma doçura leve podem agir como um diurético e remover Umidade; exemplo é a semente de loto.

   O gosto pungente incorpora alimentos de uma natureza quente e picante, que são, muitas vezes, aromáticos em sabor e podem induzir transpiração, promover a circulação de Qi e Sangue, dissipar o Calor e assistir a digestão. Alimentos dessa natureza incluem cebola de primavera, gengibre, cebolinha capim, pétalas de rosa, flores de jasmim e pimentas em grão. A função principal de salinidade é amaciar e dispersar massas duras. Alimentos deste tipo incluem alga marinha e ostra.
Além disso, o azedume do vinagre, a doçura do açúcar, a natureza pungente
de especiarias e a salinidade de molho de soja são temperos indispensáveis em nossa culinária diária e somos acostumados a temperar alimentos e torná-los mais apetitosos.

DIETÉTICA ENERGÉTICA

Doce = tonifica, equilibra e acalma. É utilizado para tonificar a deficiência e interrompera dor.
Azedo = produz fluidos e yin. É adstringente e pode controlar a respiração e a diarréia.
Picante = dispersa sendo utilizado para expelir os fatores patogênicos externos.
Salgado = flui em descendência e amacia a rigidez.
Amargo = elimina o calor, seda e enrijece, elimina a umidade, calor e domina a rebelião do Qi

Doce Azedo Pungente Salgado Amargo
Mel Limões Gengibre Sal Aipo
Tâmaras Tomates Alho Alga marinha Rabanete

 

 

Alimentos Yang
Pimenta do reino, gengibre, alho, camarão, carne de carneiro, cebola, cenoura,
coentro.
Ovo de codorna, abóbora, mostarda, cenoura, cereja, cravo, canela.

Alimentos Yin
Amora, beterraba, caqui, melancia, melão, ostra, ovo de galinha, pato, pêra,
tomate, uva, polvo, porco, tomate, uva.

 

OS CINCOS ELEMENTOS - O MODELO VIVO DE UM MUNDO INTERLIGADO

     Madeira, fogo, terra, metal e água - todas as manifestações do nosso mundo formam uma composição de cinco características específicas. Há muitos séculos, os sábios da antiga China tentavam descrever o mundo perceptível por meio de um modelo. Nele, cada elemento forma uma espécie de "gaveta" na qual os seres vivos, os objetos e as manifestações do mundo visível, com as características do respectivo elemento, têm o seu lugar. Os elementos se influenciam mutuamente e são ligados entre si por um jogo permanente de interatividade.
O modelo dos cinco elementos também reflete o desenvolvimento e o crescimento. Na política, na história evolutiva do homem, na bservação das estações do ano, na arte ou na terapêutica, em todos os campos existem processos rítmicos que se repetem a intervalos. O objetivo do modelo dos cincos elementos é aprender com as repetições e encontrar a correspondência.
"Em cima e embaixo, dentro e fora" - semelhanças e diferenças descrevem o homem com parte do todo cósmico. As interações entre homem e cosmo se refletem no jogo conjunto de seus níveis individuais de ser. Tudo está interligado. Uma observação independente ou isolada é sempre uma ilusão. Essas afirmações básicas do modelo tradicional dos cincos elementos são confirmadas pela visão sistêmica, quer dizer, da interligação, defendida pelas ciências mais modernas.

 

   Tudo está interligado Cientistas já afirmaram que o simples fato de uma borboleta bater as asas pode levar uma nuvem a precipitar uma tempestade. Todas as manifestações e ações estão interconectadas! Nosso corpo e nossa alma reagem às mudanças climáticas, às fases da Lua e até a um terremoto no outro lado do mundo.


No interior de nosso corpo todos os níveis também estão ligados entre si.
Estou deprimido porque estou doente há tanto tempo? Ou fiquei - e estou -
doente porque estou deprimido e não sinto alegria de viver?            Essa típica pergunta ocidental da causa original de uma doença não é formulada na filosofia chinesa.
Em vez disso, os chineses consideram a simultaneidade de diversas manifestações e agrupam-nas. Uma energia desarmônica no elemento Metal pode se expressar, por exemplo, pela tristeza e depressão. Um suspiro nos remete ao órgão relacionado ao elemento Metal, o pulmão; a respiração fica tensa e a liberação do ar torna-se difícil, tanto corporal quanto emocionalmente.

Um planejamento alimentar muito especial

Essa visão da vida leva em conta as condições de força e seus inter-relacionamentos. A vida é energia, e os processos vivos produzem condições de equilíbrio dinâmico. O modelo da idéia energética da alimentação não se preocupa com as calorias ou com os nutrientes contidos num alimento, como minerais, gorduras, carboidratos ou albuminas. O que interessa é só efeito de uma comida; sinto-me aquecido e fortalecido depois da refeição, ou me encontro à mercê da "moleza total"? O cardápio segundo os cincos elementos torna bastante simples para você a manutenção da energia equilibrada. Medir, pesar e contar porções, calcular calorias, pertencem ao passado. O importante é só conhecer a condição térmica e a energia adequada ao seu corpo. Se a sua energia corporal está em ordem, é porque a composição alimentar está equilibrada.


O ciclo da alimentação e do controle

Os cinco elementos estão interligados num circuito contínuo. Nesse circuito cada elemento alimenta o seguinte, no sentido horário (o elemento Madeira alimenta o elemento Fogo; este por sua vez, alimenta o elemento Terra, e assim por diante). Ao mesmo tempo, os elementos se controlam mutuamente.
Este sistema garante a todos os elementos seu espaço justo, como os membros de uma comunidade harmônica ligados pelo constante dar e receber, sempre no fluxo e no controle, na imposição de limites, com assistência mútua.


Cada um dos cinco elementos possui, no sistema de ciclos, seu lugar e sua função.      

                                                                                                                                                                     "

O conteúdo na Íntegra você encontra em https://drive.google.com/file/d/1tcOkXSPVpTZnK6JPPkjIeq7ViZxddwK4/view

EM BREVE SERÁ DISPONIBILIZADO VÍDEO DICAS NO YOUTUBE DO RANCHO EM PLAY LIST FILOSOFIA DA FLORESTA... É UM COMPLEXO DE VÍDEOS  ... ENJOY!

 

Como é comer no ciclo construtivo? Ordem alimentos? E a começar por qual de forma a equilibrar o que se necessite equilibrar no presente....

MAIS AINDA O CHI DOS ALIMENTOS.... próximo post 14.1

 

 

Este foi o compartilhamento de hoje!