25 de março de 2020

15 – O que é dieta frutariana? Frutarianismo e Frugivorismo

Você já ouviu falar em dieta Frutariana? E em frugivorismos? São duas diétas com seus prós e contras em discussões. Podem ser saudáveis a fins específico, entretanto, para muitos não apetece as necesseidades nutricionais feitas continuadamente.

Começemos discernindo o que conceitua os dois termos.

No FRUGIVORISMO a ingestão é de frutas, verduras e legumes, cozidos e ou crus, excluindo-se cereais e carnes de animais, de quaisquer tipos. No FRUTARIANISMO a ingestão é exclusimavente de frutas ao natural, maduras no seu auge nutricional.

O frugivorismo foi mais conhecido inicialmente, pelo Dr. douglas Graham, também consumidor desse modelo de dieta (conhecida como Low Fat Raw Vegan) e especializado em nutrição esportiva.

    Como várias outras dietas essa, tem suas bases ciêntificas, em teorias diferentes da evolução humana,  fazendo uma análise das atividades da biodiversidade na Terra e suas inter-relações em manter a vida, bem como de como é o "modelo de projeto do corpo humano" em relação a animais aos quais dizemos, carnívoros por natureza, e muitas particularidades tanto da estrutura quanto do funcionamento do organismo humano apontam que não fomos origináriamente feitos para consumir alguns tipos de alimentos que consumimos naturalmente hoje em dia, como a carne de animais, por exemplo.  O frutarianismo também tem suas bases ciêntíficas a sustentar.

     Alguns defendem que essas dietas são carentes de certos nutrientes que não se encontram em frutas e legumes.

     O que trazemos a pensar a partir de várias pesquisas que fizemos, é que, ambas as dietas tem inicialmente suas finalidades, muito positivas diga-se de passagem aplicadas a finalidades específicas, como por exemplo, a inserção de um alimento e ou nutriente específico na dieta comum, ou algum tipo de limpeza e purificação do corpo e ou partes específicas do corpo, como a dieta da maçã para limpar a bílis e o fígado removendo todos microgrânulos de cálculos biliares, independente se chegou a ser uma patologia a ser tratada ou não.

    Outra questão com relação a carne ou não carne, é que uma vez que descobrimos que o sistema de crença participa de como o indivíduo percebe e se relaciona com o externo, podemos entender, porque pessoas super saudáveis e com práticas de transmutação continuadas sentem desconfortos físicos potênciais ao alimentarem-se de carnes, enquanto que outros não conseguem viver sem elas. Além das várias crenças de necessidade e não necessidade, observamos, também a questão do consumo de energia e tipo de energia. Então os que geram mais energia interna, ao ingerirem chi negativo sentem desconfortos (leia post anterior). Ao passo que os que não participam desses processos, e não geram tanta energia, mesmo o chi negativo transporta alguma energia ou esta é captada através da carne, vinda do coletivo (um tipo de parasitismo inconciênte). Em outros casos, com exercícios físicos continuados, essa energia é sempre liberada e transmutada, adequada a outros fatores positivos na alimentação.

     Bom, o fato é que nenhum organismo é igalzinho ao outro, há muitos fatores bioenergéticos e externos que são da particularidade de cada um, então é importante observar-se em como seu organismo responde aos hábitos que tem, que quer mudar e fazer uma investigação pessoal do porque, de forma a conscientemente solucional problemas e remover bloqueios a alguma mudança que queira fazer.

     A dieta frutariana e frugivoriana podem ser excelentes para uma limpeza do organismo. Bem orientada por um profissional de saúde e por alguns dias, é indesmentível, que trará benefícios ao organismo, pois que durante estes dias, o organismo estará livre de gorduras, carnes (tem a digestão mais pesada e difícil, sem contar que costumam apodrecer no intestino), e quaisquer alimentos que forçam demais o organismo. É um período de purificação. E pode auxiliar tanto no físico quanto no energético.

      A dieta frutariana e a é extremamente restritiva, portanto, busque se informar bem a respeito para manter todos os nutrientes que seu organismo necessita, e em especial, saiba identificar as propriedades dos alimentos, ter em mente uma tabela nutricional de sua dieta que inclua todos os nutrientes que necessita.

Algumas considerações da nutricionista do site health.clevelandclinic.org:

"Benefícios:As frutas são embaladas com vitaminas e antioxidantes , incluindo vitamina C e beta-caroteno, e algumas pesquisas existentes mostram que as frutas podem reduzir o risco de câncer e outras doenças crônicas. Você pode perder peso com a dieta fruitária, mas não considero isso um verdadeiro benefício. Qualquer perda provavelmente desaparecerá se você abandonar a dieta e seu peso voltará a subir.

Riscos: Dietas à base de frutas podem ser muito restritivas e podem causar vários problemas. Ganho de peso: As frutas são pesadas em açúcares naturais. Embora existam pessoas nesta dieta que possam perder peso, comer grandes porções de frutas na verdade coloca você em risco de ganhar peso.

Diabetes: Para pacientes diabéticos ou pré-diabéticos, a dieta fruitária pode ser perigosa. As frutas contêm tanto açúcar que comer demais pode afetar negativamente os níveis de açúcar no sangue. Uma dieta apenas para frutas também pode ser perigosa para pessoas com distúrbios pancreáticos e renais."

      Para se ter uma base de referência imagética da coisa trazemos um exemplo de dieta "Fruit Flush", desenvolvida pelo nutricionista clínico, Jay Robb. Ele defende que esta dieta, limpa o organismo de alimentos processados e coloca o organismo no modelo de queima de gordura.

Exemplo na prática:

"O primeiro dia do Fruit Flush consiste em um shake de proteína a cada 2 horas entre as 8:00 e as 16:00, seguido por 8-12 onças de água (1 onça é igual a 28 gramas, então aqui é 225 gramas até 340 gramas).

O jantar é uma salada crua (sem vegetais ricos em amido) com azeite ou óleo de linhaça , ou metade de um abacate, junto com 3 a 6 onças (85 a 170 gramas) de proteína magra ou clara de ovo.

Os próximos 2 dias são sobre frutas das 8 às 16 horas: uma porção de 100 calorias de frutas a cada 2 horas. O jantar é salada ou metade de um abacate, além de um shake de proteína .Se você tem um hábito de cafeína ou toma um copo de vinho no jantar, esqueça isso, nessa dieta. Temperos, adoçantes e sal estão fora deste plano."

Esse modelo é uma base de referência para saber o que seria estar nessa dieta. Mas é importânte saber as necessidades e ou limitações de seu próprio organismo.

Esse foi nosso compartilhamento de hoje.

Desejamos um grande abraço, muito amor, luz, beleza e saúde a todos!

Um grande abraço amoroso

RANCHO DO CAMPO DOCE!