30 de junho de 2020

31 – Preparo e aplicação das plantas – 2 de 3

USO FITOTERÁPICO DE PLANTAS 2

 

SOBRE O CUIDADO E AS PROPRIEDADES plus CHÁS

Orientações by Bombachas...

Para que as plantas não percam seu valor curativo, devem ser colhidas quando não estão molhadas de orvalho; secam-se à sombra, porque os fortes raios solares tiram das plantas, depois de arrancadas uma parte das substâncias curativas, que se evaporam quando expostas ao sol.

As raízes deve ser bem lavadas e picadas em pedacinhos , antes de serem postas à secar.

Quando já secas as ervas, à sombra, como dissemos, examinam-se e preparam-se as partes estragadas. Conserva-se somente o que é bom. As folhas, flores, talos e raízes picados guardam-se então em caixas, em lugar sêco.

De vez em quando é bom tornar a examiná-las, a ver se estão apanhando humidade, nesse caso é bom secá-las de novo. As que cheiram à mofô já não servem para fins curativos. Anote em cada caixa a erva par bem organizar. Desse modo pode ter uma excelente farmácia herbácea em sua casa.

As ervas curativas podem ser aplicadas de diversas maneiras, e é muito importante que toda pessoa que pretenda adotar esse sistema de cura, conheça bem seus vários modos de aplicação.

Citamos alguns: CHÁS, SUCOS, SALADAS, SOPAS, CATAPLASMAS, GARGAREJOS, BANHOS, LAVAGENS, INALAÇÕES, UNGENTOS, AZEITES ....ENTRE OUTROS

Vamos nos aprofundar em alguns desses:

  1. CHÀS - prepara-se como TISANA, POR INFUSÃO, DECOCÇÃO, MACERAÇÃO.

COMO EXTRAIR PROPRIEDADES FITOTERÁPICAS DAS PLANTAS, CORRETAMENTE.

a) Como Tisana - Põe-se água a ferver e quando estiver fervendo, acrescenta-se as ervas. Tapa-se de novo. Deixa-se ferver mais uns cinco minutos, e tira-se do fogo,. deixa-se repousar alguns minutos, bem tapada, coa-se está pronta a tisina para uso. Lembrando que dependendo da planta o chá pode ser para ingestão em outros só para uso externo. O termo chá no uso de plantas refere-se sim ao preparo da planta e não ao uso.

b) Por Infusão - Esta prática consiste em despejar água fervendo sobre as ervas, numa vasilha, e deixá-las repousar assim, bem tapadas, durante uns 10 minutos. Para este preparo são mais apropriadas as fôlhas e flôres. Os talos e raízes também podem preparar-se por infusão. Mas devem ser picados bem finos e ficar em repouso, depois de colocar água fervendo em cima, uns vinte ou trinta minutos.

c) Por decocção - Deitam-se as ervas em uma vasilha e joga-se água quente em cima. A duração do cozimento pode variar entre 5 a 10 minutos, dependendo da qualidade das ervas empregadas. Flôres, fôlhas e partes tenras basta cozer 5 a 10 minutos. Partes duras como: raízes, cascas e talos, picam-se em pedacinhos e cozinham-se 15 a 30 minutos. Tira-se a vasilha do fogo e conserva-se tapada durante alguns minutos mais, depois coa-se. Esta forma é mais recomendada para cascas, raízes e talos.

d) Por maceração - Põem-se de môlho as ervas em água fria, durante 10 a 24 horas. Fôlhas, flôres, sementes e partes tenras ficam de 10 a 12 horas. Talos, cascas e raízes brandos, picados, 16 a 18 horas. Talos, cascas e raízes duros, picados, 21 a 24 horas. Coa-se. O método da maceraçã oferece a vantagem de que os sais minerais e as vitaminas das ervas são aproveitados.

Não só para fins medicinais aplicados, mas também como bebidas, quente ou fria, em substituição ao chá preto e ao chá mate.

Na hora de armazenar separe cascas, talos e sementes, que são mais duros e flores e fôlhas, e cozinhe separadamente, de preferência pois tem seus tempos de cozimento específico, as flores e folhas são bem mais rápidas para cozimento do que cascas, talos e sementes.

DOSE REGULAR DIÁRIA É DE 20 GRAMAS DE ERVAS PARA 1 LITRO DE CHÁ (podendo variar dependendo da planta e do uso).

Em caso de INGESTÃO:

>>> toma-se de 4 a 5 xícaras por dia - para adultos.

>>> toma-se de 3 a 4 xícaras por dia - para jovens de 10 a 15 anos

>>> toma-se de 2 a 3 xícaras por dia - para crianças de 2 a 5 anos

>>> toma-se de 1/2 xícara a 1 xícara por dia - para crianças de 1 a 2 anos - para bebês diminuir mais ainda a dosagem.

Essas indicações que acabamos de passar, SÃO PARA FOLHAS FRESCAS. No CASO DE FOLHAS SECAS, AS DOSES DEVEM REDUZIR PELA METADE, POIS SÃO BEM MAIS LEVES. Então se faz 20 grs. com folhas verdes, fará 10 gramas com folhas secas.

COMO FAZER PESAGEM SEM BALANÇA?

USE UMA COLHER DE SOPA

>> Uma colher de sopa de folhas verdes pesa 5 gramas aproximadamente.

>> Uma colher de sopa de folhas sêcas pesa 2 gramas aproximadamente.

O bom é começar com dosagens pequenas e ir aumentando aos poucos, até mesmo para perceber se tem alguma reação em particular.

Para GARGAREJOS, INALAÇÕES, COMPRESSAS E OUTROS FINS EXTERNOS usam-se doses mais fortes com propriedades mais concentradas.

As doses acimas citadas são as doses REGULARES. Acaso passemos alguma receita que a dose não é regular. Especificamos a dosagem para o seu devido uso.

LEMBRE-SE DE TIRAR AS MEDIDAS CORRETAMENTE. SE FOI PASSADO UM PREPARO DE 10 GR. PARA 1 LITRO DE ÁGUA. E A PESSOA VAI TOMAR SOMENTE 1 XÍCARA, ENTÃO DEVE USAR DE 2 OU 3 GRAMAS (em 1 xíc. de água).

EVITE ADOÇAR OS CHÁS COM AÇÚCAR.  PREFIRA O MEL PARA ADOÇAR. O mel tem efeito curativo, é estimulante melhorando o ânimo e o vigor, é natural, Tem efeito dissolvente em vários tipos de obstruções. É emoliente, laxativo, sudorífico e depurativo.

Chá tem que ser tomado na hora, pois de um dia para o outro fermentam e as suas propriedades sofrem modificações.

Nunca tomar durante as refeições. Deve-se tomar uma hora antes ou duas horas depois das refeições, pois os liquídos tomados durante a refeição prejudicam a digestão. E evite tomar o mesmo chá sem parar. Mude de chá pelo menos a cada 10 dias tanto o tempo de trabalho do sistema autoimune e evitando que os efeitos curativos do chá sejam diminuidos.

CHÀS QUENTES - são bons para cura de resfriados, catarros (amolecem e ajudam a expurgar e desinflamar), afecções de garganta e do peito, obstruções e câimbra, para dissolver mucosidades e esquentar o corpo.

--------------------------------------------------

Agora deixamos para você uma dica de saúde em RECEITA PARA CURAR

PLANTA:  Celidônia (Chelidonium Majus)

USO: È indicada como calmante na inflamação da visicula biliar, cura câimbras do estômago e crises de asma. Pode curar inflamações supurativas nos olhos. O suco das folhas e raíz costumava ser usada para extinguir verrugas e calos.

SUAS FOLHAS FRESCAS MACERADAS, APLICA-SE SOBRE FERIMENTOS QUE ESTÃO DEMORANDO A CURAR, ACELERANDO O PROCESSO DE CURA.

PARTE USADA: Folhas e raízes.

DOSE: Uso interno - 5 gramas para 1 litros de água, uma xícara

por dia.

----------------------------------------------------

PLANTA: Centáurea do Brasil (Djanira Erubescens)

USO: Atua como estomáquia, corrigindo rapidamente "qualquer dúvida gástrica ou intestinal". Folhas e Flôres. Combate os vermes intestinais, Raízes, No combate à febre, inclusive as continuadas, substitui eficazmente o quinino. Raízes e hastes.

PARTES QUE PODEM SER USADAS:Toda a planta

PARTES USADAS PARA ESTA RECEITA: Folhas e raízes.

DOSE: Uso interno - 5 grs. para 1 litro de água, uma xícara por dia.

As flores são comestíveis e saborosas em saladas. Existem alguns app's que identificam plantas. Você pode buscar um para tirar dúvidas sobre as plantas que queira usar.

FIQUE ATENTO AO PRÓXIMO POST QUE AINDA TEM MAIS.... Vamos Tratar nos próximos sobre SUCOS DE ERVAS (como os remédios de florais), SALADAS E CATAPLASMAS. Até o próximo.

Aquele Abração Amoroso e boníssímos desejos RANCHO DO CAMPO DOCE.

MOTIVE AÇÃO

COMPARTILHE SOLUÇÃO

COMPARTILHE RANCHO DO CAMPO DOCE

>> Veja os vídeos instrutivos no youtube bjocas

Cybelle, Mamah, Gabriel, Balbachas, Malih e equipe Rancho Doce e Rancho Feliz