20 de junho de 2020

29 – Doze plantas para você fazer muitas CURAS – 3 de 3

Olá amigos e amigas do RANCHO DO CAMPO DOCE, Hoje continuamos com a série de posts 12 PLANTAS MUITAS CURAS, onde em cada um compartilhamos 4 espécies, comestíveis ou não, compropriedades fitoterápicas pertinentes a diversas curas e seus usos e RECEITAS E OU DOSAGEM.

lembrando: VÁ ANOTANDO EM SEU CADERNINHO DE RECEITAS CURATIVAS E REGISTRO DE PLANTIO PARA ERVAS IN HOME, A QUEM PODE PLANTAR.

 

9. JITÓ

Nome: Guarea Trichilioides

FAMÍLIA: Meliáceas

OUTROS NOMES: Guarea, camboatá, (no Sul), cedrorana (Óbidos), cedro-branco, carrapeta (Rio de Janeiro), bilreiro, marinheiro, jatuaúba branca (Belém),

DESCRIÇÃO: È uma bela árvore, semelhante à triquilia. Fôlhas compostas, semelhantes às do cafeeiro, com os folíolos, ovais oblongos. Flores em racemos, pequenas, brancas com manchas amarelas. Frutos piriformes semelhantes às do cafeeiro. Madeira vermelha, rija, parecida com o cedro, mas não resinosa. Casca amarga.

USO MEDICINAL: As cascas e raízes são vomitivas, drásticas, abortivas e tóxicas. Por tanto não recomendamos seu uso interno. Exteriormente, usa-se o cozimento da casca e das raízes, em banhos contra tumores artríticos (50 gr. para 1 litro) e contra a conjutivite (20 gr. para 1 litro de água).

10. LOSNA

Nome: Artemisia Absinthium

FAMÍLIA: Compostas

OUTROS NOMES: Ervas dos vermes

DESCRIÇÃO: Cresce até um metro de altura, mais ou menos. Dá em moitas. Fôlhas pinatifídias, de côr glauco-esbranquiçada, algo prateada. Sabor amargo. Flores amarelas.

USO MEDICINAL: Emprega-se para: catarros, cólicas, diarréias, envenenamentos, escrófulas, estômago, (perturbações gástricas diversas), falta de apetite , fígado (afecções diversas), gripe, hidropsia, histerismo, mau hálito, mestruação difícil e dolorosa. Em doses maiores, que a indicada abaixo, age como emenagogo, febrífugo e vermífugo.

Para dores de ventre, ventosidades, diarréias, cólicas, vômitos, etc.... deve além do chá de losna, aplicar-se cataplasmas quentes com fôlhas desta planta, sobre o ventre. Em substituição às cataplasmas, podem usar-se, compressas. Molha-se um pano em chá quente, de losna, espreme-se o pano e coloca-se sobre o ventre, pôndo-se outro pano seco por cima. Cobre-se o enfermo com um ou mais cobertores.

Uma cura com chá de losna é muito benéfica. Limpa e regulariza o funcionamento de diversos órgãos: estômago, fígado, rins, bexiga e pulmões.

Já se tem conseguido bons resultados, com o chá de losna, no combate à tísica.

PARTE USADA: Fôlhas e Flores.

DOSE: 20 gramas para um litro de água. Do chá toma-se uma colher, das de sopa, de hora em hora.

11. MAMONA

Nome: Ricinus communis

FAMILIA: Euforbiáceas

OUTROS NOMES: Rícino, carrapateiro, palma cristi.

DESCRIÇÃO: A mamona, quando nova é uma planta herbácea que se lignifica com a idade, assumindo o aspecto de uma árvore pequena e muito esgalhada. O caule é herbáceo e oco enquanto novo, mas se lignifica com o tempo tornando-se sólido. As folhas são grandes, alternadas, longipecioladas, digitato-lobadas, denteadas. As flores são monóicas. formando grandes cachos erectos. O fruto é uma capsula espinhosa, trilocular, contendo cada aloja, uma semente que lembra o aspecto de um carrapato.

USO MEDICINAL: Das sementes, limpas das cascas, obtém-se um óleo de efeito purgativo. O mesmo azeite também se presta para combater os vermes intestinais. As sementes são tóxicas. Podem levar à morte. O óleo tem modo correto de extração.

PARTE USADA: O azeite se extrai das sementes.

DOSE ADULTO: Duas colheres de sopa.

BANHO DE ASSENTO: Fazer 3 vezes ao dia durante 3 dias. CURA hemorróidas. Repetir depois de 30 dias potencializa o efeito.

UNHAS: 1 colher de sopa de óleo de rícino e cinco gotas de limão. Passe nas unhas. Deixe uns minutos. Lave e seque as mãos.

Encontramos uma receita caseira de óleo de rícimo, feito das sementes da mamona. Deixamos o link ao fim do post, nos materiais complementares.

12.  MIL EM RAMA

Nome: Archilllea Millefolium

FAMILIA: Compostas

OUTROS NOMES: Milefólio, mil-em-folha, erva-do-carpinteiro.

DESCRIÇÃO: Planta Européia, aclimatada no Brasil, "Raiz oblícua, guarnecida de pêlos. Haste numerosas, arredondadas, sulcadas, aveludadas. Fôlhas profundamente fendidas em lacíneas líneares. Tem cheiro balsâmico e gosto amargo. As flores são pequenas, brancas como as de artemisia. Florece em maio ou junho, colhece em junho" - Dicionário Brasileiro de Plantas Medicinais, de Meira Pena.

USO MEDICINAL: É bom remédio contra: adinamia, adstrição e debilidade do estômago, cãibras, catarros, cólicas, debilidade da bexiga, debilidade dos nervos, diarréia, dispepsia, enfermidades do fígado, enfermidade dos rins, escarlatina, escarros e vômitos sanguíneos, febres intestinais, febres intermitentes, gôta, hemorragias de toda espécie, hemorrragias de toda a espécie, hemorróidas, incontinência da urina, pleuris, regras abundântes ou escassas, resfriados insônia, mucosidade do intestino, mucosidade do peito, ventosidades.

Exteriormente, usa-se esta planta, em forma de loções, fomentações ou cataplasmas, para tumores, feridas, golpes, contusões, queimaduras, afecções de pele, sarna, psoríase, eczema, manchas etc....

As fôlhas e flôres secas, pulverizadas, aplicam-se sobre feridas velhas, insensíveis aos tratamentos costumeiros.

PARTE USADA: Tôda a planta.

DOSE: Normal (20 gr. para 1 litro). Transponha a proporção para a quantidade que vai fazer.

Bom, esse foi nosso compartilhamento de hoje. Aqui concluímos nossa sequência 12 Plantas muitas curas que fizemos pra você. Em breve tem mais. Pode ser interessante para que pode plantar. Vá fazendo suas anotações.

MOTIVE AÇÃO CONSTRUTIVA E SOLUÇÃO! COMPARTILHE!

Te desejo MUITA LUZ, PAZ, PROSPERIDADE, ABUNDÂNCIA E RIQUEZA, SAÚDE E BELEZA, GLÓRIAS, BEM AVENTURANÇAS, BÊNÇÃOS, BEM VIVER, BEM DIZER, HARMONIA, PAZ, LUZ E BELEZA! E MUITA, MUITA, MUITA ALEGRIA E FELICIDADE!

Cybelle Manvailer G, Mamah, Hadassa, Gabriel, New Zelande e Kaleo - equipe e parceiros - Rancho do Campo Doce

MATERIAIS COMPLEMENTARES:

COMO FAZER ÓLEO DE RÍCINO?

Um vídeo que encontramos, que fica bem visível o manuseio das sementes, para o preparo do óleo de forma correta.

Coloque as sementes de mamona em saco de plástico, aberto para não suar e deixe no sol. As sementes se soltarão sozinhas, porque as bolinhas de mamona começam a estourar.

Bata as sementes com água. Na proporção de 1 e 1/2 copo americano de mamona para 1 copo de água. Coloque essa mistura em uma panela e leve ao fogo. Quando ferver, começa a tira as espumas que vão ficando por cima e uma nata, vai recolhendo e colocando em outra vasinha. Mexa às vezes, para não grudar. E acrescente mais água se estiver secando a água. Faça esse procedimento até acabar as natas e espumas.

Leve essas natas e espuma ao fogo e deixe ferver, mexendo às vezes. Quando ficar com consistência de mingau e escuro, mantenha-se mexendo até aparecer o óleo. Coe e está pronto.

Dois kilos de semente de mamona já sem casca, dá em torno de 150 ml de óleo de rícino.

 

 

RECEITA EXTRA ÓLEO DE ROSA MOSQUETA

É a Rosa rubiginosa affinis, é uma planta silverstre que tem origem oriental e cresce em clima chuvoso e frio. Seu óleo costuma ser usado com muito sucesso sobre rugas e estrias.

Ingredientes: 30 a 40 gramas de sementes de rosa mosqueta, óleo de amêndoas. Pote de vidro com tampa. Pote de vidro com tampa de conta gotas.

Preparo: Raspe as cascas das sementes e corte-as ao meio para expôr seu conteúdo. Coloque-as dentro de um frasco com tampa. Deixe fechado em local seco, fresco e arejado, ao abrigo da luz direta por 30 dias. Depois desse período, chacoalhe o frasco. Coe e transfira para o recipiente de vidro com tampa de conta gotas. Pode usar sobre manchas de pele, cicatrizes, estrias, cabelos etc....

 

CREME ANTI RUGAS NATURALISTA

Ingredientes: 5 ml de óleo essêncial de rosa mosqueta, 20 ml de óleo de coco, 30 mls de cera de abelha, 1 ampola de vitamina E, 1 ampola de vitamina D, Pote ou frasco de vidro com tampa.

Preparo: Coloque a cera de abelha e o óleo de coco em uma panelinha e leve em banho maria mexendo com uma espátula de silicone até derreter e os dois se misturarem bem. Desligue o fogo. Acrescente o óleo de rosa mosqueta e as ampolas de vitamina, misture e leve à geladeira. Mantenha guardado em geladeira em pode de vidro com tampa. Se quiser mais cremoso coloque mais óleo de coco e menos cera de abelha. Se quiser mais espesso, coloque mais cera de abelha e menos óleo de coco.

Uso: Passe no rosto de manhã e à noite. Pode passar outros horários também, mas mantenha de manhã e à noite com frequência.

PS: Você pode fazer uma pomada de cura para pele e unhas com o rícino. É só seguir a receita de creme anti rugas, passada anteriormente, substituindo o óleo de Rosas Mosqueta, pelo óleo de rícino.