19 de março de 2020

14.1- O Chi nos Alimentos – Medicina Chinesa – POLARIDADE

O CHI DOS HUMANOS E ALIMENTOS, POLARIDADES, TRANSMUTAÇÃO

 

Bom, vimos antes algumas considerações sobre a Medicina Tradicional Chinesa e um  olhar das atividades de dieta que fazem parte das práticas da Medicina Chinesa.

JUNTAMENTE COM OS EXPLICATIVOS DE HOJE TRAZEMOS UM CAFÉ FILOSÓFICO COM O GRUPO DE ESTUDOS DO PORTAL ASCENDA-SE E DO PODERES DA FLORESTA! TÁ JÓIA.

O QUE É CHI, KI, PRANA?

A ENERGIA VITAL, também conhecida como KI no japão e CHI na China (nome de referência no post anterior) e PRANA na Ìndia. Se refere à energia essêncial, presente em cada consciência individualizada oriunda da FONTE CRIADORA. Essa energia vital está presente nos alimentos, e também faz parte de nós. Trataremos nesse post de chi, dando continuidade a forma como foi tratado no post anterior.

     O Chi tem suas polaridades as quais tratamos também como yin e yang. Essas polaridades são tratadas como positivo e negativo. Mas em essência não se refere a mal ou bom. O mal e bom é da qualidade perceptiva informativa do indivíduo humano.  O yin e yang tem mais a ver com as questões de prótos, elétrons e neutrons, orbitando o núcleo de um átomo e a inter-relação que estabelecem em conglomerados de formações das partículas em moléculas. E como informam sua inter-relação e sua própria configuração e manifestação. Pense mais como as polaridades das pilhas e ou íma. Essa configuração de composição dessas polaridades pode tender mais para o yin, mais para o yang ou serem neutras.

     Nos humanos, também podem tender mais para uma polaridades ou outra, sendo que essa configuração tem relação com sistema de crenças, e informações contidas na energia, para sua manifestção. Por exemplo, com relação a feminino e masculino, o seres humanos tem alguns conceitos sobre afazeres, potencialidades e limitações , ou seja idéias criadas sobre como seria o homem e a mulher. Uma pessoa com tendências mais machistas, mantém uma polaridade masculina em sobressalência e para ter equilíbrio em uma relação fica com uma pessoa que tem polaridade mais feminina. Se esse sujeito tem tendências e ou idéias de que o homem deve ser duro e que sensibilidade é coisas de mulher ou coisas assim, provavelmente se dará bem com uma mulher mais passiva. Um exemplo mais prático ainda, a mulher que acredita, que precisa do homem, para trocar os pneus de seu carro porque é muito pesado, ou concertar as coisas da casa, e se coloca como a pessoas que deve cozinhar, fazer atividades especificas que ela associa a "atividades de mulher", (observe como um pedaço de apresentação que está dentro de um esteriótipo pré-estabelecido), buscará um homem que apresente o maior grau de polaridade masculina para equilibrar com o maior grau de polaridade feminina contida no esteriótipo citado. Não estou dizendo que é mau ou bom ser assim. Mas com certeza "esteriotipar"não é bom, pois para muitas mulheres e homens a alegria de viver pode estar no equilíbrio dessas polaridades de forma a espressar o maior potêncial de ambas, e as referências, logicamente estarão em concordância com isso, estes então buscaram estar em concordância interna entre as particularidades de si mesmos para só depois ver a relação com o externo. E esse o cominho de saúde. Esse foi só um exemplo, mas a mesma serve em outras situações e referências que condicionam a limitações e enfrentamentos desnecessários a evoluir, para aqueles que vão adentrando um caminho de internalização e autoconhecimento.

      Mas a verdade é que no mais íntimo, esses olhares e crenças, que limitam a expressão de um indivíduo dentro deste ou aquele esteriótipo, carregam uma toxidade a conta gotas, pois emergem de sentimentos implantados na construção do indivíduo, como insegurança, apego, medo de errar, medo de estar só (esse é o que deve ter mais atenção em uma cura interna, pois o índivíduo que tem medo de estar só, pode ser, uma apresentação de dificuldade em estar na própria companhia, e portanto evita estar só tentando fugir de diores internas e ou insatisfações.),  medo de entidades que se dizem deus, medo do desconhecido e até medo de si mesmo, outros sentimentos nesses olhares citados, sentimento de incapacidade, rejeição, vergonha e não pertencimento no todo Divino, e outros limitantes como estes, oriundo de crenças religiosas, familiares e de experiências ao longo da vida. É através do medo e insegurança que o indivíduo se vê nas mazelas no mundo, ou é impelido por opressões desde emocionais muito sutis, até psíquicas e energéticas a fazer esse ou aquele pacto ou outra conduta para conseguir um livramento. Livramento este que sempre esteve dentro do indivíduo.

    Uma pessoa que se liberta de crenças e condicionamento com relação a esse tema homem/mulher, feminino e/masculino,  e outros esteriótipos pre definidos que carregam em si a dualidade, a separação (em primeira instância e mais importante é de si mesmo com a Divindade e potenciais criativos, construtivos e positivos que tem dentro de si), e a limitação e insegurança, caminha para um alinhamento das suas polaridades, podendo apresentar e manifestar as potêncialidades que cada um dos pólos vem trazer. Tanto a capacidade de foco e racional do masculino quanto a capacidade de sensibilidade e multifunção do feminino. Uma pessoa assim, se dará melhor com pessoas do sexo oposto também mais harmônicas. Nunca aceitará determinismo de auto castração a seus próprios designos e planejamentos de evoluir. É uma manifestação muito saudável, entretanto deve-se ter atenção nas inter-relações, pois que ao se relacionarem com pessoas de crenças que limitam a expressão de feminino e masculino, dessa ou daquela maneira, as relações próximas podem ser de curta duração ou de forma geral, não só com relação a relacionamentos de intimidade, tendem a ser mais selecionadas de forma a manter a expressão individual livre e de crescimento continuado.

     Como estudamos práticas de cura em atividades bioenergéticas deixamos um adendo a "abrir os olhos daqueles que possam ver". O autoconhecimento de como essas atividades trabalham dentro de si é importante a tirar o indivíduo de manipulações e maquinações externas. Pois que alguns seres involuídos, ainda aprisionados em si mesmos e em suas próprias crenças limitantes, as vezes são encaminhados a práticas que manipulam essas energias de forma malevolente e opressiva, para desencadear sentimentos e pensamentos irreais em outros indivíduos, tentando amarrar as energias originais do indivíduo a pessoas e crenças e situações, limitantes com finalidade e propósitos, de manter um ilusivo poder sobre outros, seja em relacionamentos afetivos, negócios, dinheiro e religiões.

(Espiritualidade e religiosidade são diferentes, podendo-se ser espiritualizado com ou sem religião, entretanto a religiosidade pode não ser espiritualizada, quando coloca seus dogmas e paradigmas acima de um contato direto com a Fonte e a Divindade interna, pois que pode acontecer de o Contato direto com  Fonte e a Divindade interna, coloquem dogmas e paradigmas religiosos, familiares, sociais entre outros, até mesmo as ídeias que criou de si mesmo e ou lhe foram impostas pelos sentimentos inseguros e comparadores de outrém, abaixo, rasgando o véu, momento este onde o desapego a tudo e todos pode ser uma ferramenta de amor-luz muito poderosa. Divindade pode não ser a "idéia" de deus que conheceu e nem mesmo representar a Consciência Suprema ou a Fonte Perfeita). As manifestações dessas práticas (manipulações e maquinações a direcionar conduta do indivíduo a autolimitação ou a um deus que constrói realidades a troca de barganhas e presenteios), são inaceitáveis para os que estão em ascenção, então busque a transmutação e autoconhecimento continuados e ensinamento correto aos filhos caso tenha. Isso é preconscieto? Não. É conhecimento de causa, curamos muitas atividades negativas, inclusive doenças, ao compreender que esses artefatos estavam sendo usados para espargir de magias negras a perseguições e inclusive carmas oriundos da má conduta de outros indivíduos que por não saberem transmutar soltavam em outros a energia que ficava retornando a eles) sobre o que estavamos tratando. Nesse caso era um processo profundo de desobsseção. Os Obsediadores e seu grupo usavam egregoras religiosas para transportar suas mazelas.

     Mas da mesma forma é possivel transportar, desapegadamente sobre os grupos humanos ordenações de bênsão, bem dizer, ordens amorosos de vida feliz dissociadas de religiosidades e ou condições de que para evoluir tem ir nessa ou naquela igreja, ou fazer isso ou aquilo para os parentes e conhecidos, "porque pensarão que é bom ou desapegado".

Ser internamente virtuoso, independe se alguém de fora sabe ou não dessas virtudes, e em especial, independe em primeira instância para as consciências que estão ascencionando, para a própria pessoa que esta ascencionando, ser "lambido" e agradado para tal reconhecimento. Se veio ok, sou grato, grata. se não veio ok, também, eu sou em paz comigo e grato grata a presença da Divindade em mim. A expressão real de amor próprio, não egóico, mas sim do reconhecimento amoroso dos próprios talentos e potênciais construtivos.

 Como é transmutação: è transformar as negatividades (dos consceitos negativos) em positivas, e reordenar conduta e inter-relações a esse propósito. Então o indivíduo deixa de dissipar mazelas de quaisquer tipo como forma ilusiva, de proteção, e passa a ordenar que as negatividades (raivas, amarrações, maus desejos, rejeições, traumas, mizérias) se transformem em harmonia, liberdade no amor, bênsãos, amor próprio, perdão e riqueza e abundância). Não se usa nenhum código negativo para perseguir nada nem ninguém. Quanto aos negativos pode ordenar que sejam recolhidos de seu campo de energia e experiência. Mas deve ser pontual localizando o ponto com coerência. (Ex: Recolher e dissolver personalidades de assassinos, corruptos e corruptores, e desmaterializar espíritos de inveja e perseguição, opressões e de vingança, preencher toda energia com qualidades e virtudes do amor). Esse é um trabalho de autoconsciência e inter-relação direta com a Fonte e estudo selecionado é muito importante para desapegar-se das estórias que vão sendo criadas, para manter as histórias tristes vividas e ou captadas de outros. E se abrir para escrever a própria história, com auxilio direto da Fonte, livre de intermediações). Exige disciplina e muita vontade, é possivel e é magnifico para aqueles que conhecem esse caminho.

 

     Nesse caso das inter-relações, onde as polaridades não tendem a igualdade de poder potencial NO ÍNTIMO, por vezes busca-se uma neutralidade através da relação estabelecido com o outro (o eu externo). Ao passo que os que encontram neutralidade em si mesmos, em suas próprias polaridades internas, no feminino e masculino que estão dentro, são mais independentes (principalmente emocional e psiquicamente) dos demais. Pois vão se relacionar pela alegria ou não da situação, e nunca da busca inconsciente e inconsistente de buscar completude no eu externo, ou seja, em outro alguém.

 

 

    Cada um tem seu CHI, como um gerador de luz-energia interna. A qualidade da energia e também a quantidade gerada de energia e de sua expansão, esta relacionada por sua vez, a qualidade de informação (informa ação), que a consciência individualizada, escolhe, capta, seleciona observa e se inter-relaciona. Quanto mais positivas e elevadas a referência do indivíduo, maior é sua capacidade de gerar energia chi, maior sua auto proteção, e maior sua capacidade de atenção e concentração. Essa qualidade é mantida cotidianamente. Processos que trabalham com reprogramação mental, transmutação, autoconhecimento, mantras positivos, podem auxiliar aqueles que passaram algum tipo de trauma, situação ou problemas graves que estavam gerando algum tipo de bloqueio na geração de luz interna, ou bloqueando a sua irradiação, oriundas de interferências externas. É esse chi a grande jóia da existência. Vem dele o Poder de Cura, e cocriações de experiências  juntamente com as referencias de base para criação. É importante manter esse CHI, protegido. Evitando que venha ser drenado por forças involuídas, tanto outro humanos quanto outros tipo de expressão de consciência.

 

 

COMO PROTEGEMOS O CHI?

     Pela qualidade das crenças selecionadas para autoexpressão, referências positivas, ordens autoconscientes que inundem o Campo Áurico de palavras e imagens que elevem a frequência vibratória. Quanto ao campo áurico, pense como a energia que se expande de dentro para fora, para além do corpo físico formando um envoltório. Que por sua vez, está relacionada ao sistema nervoso /neural e a coluna vertebral. Nossos vórtices de energia conhecidos como cháckras, geram e expandem essa energia. Temos muitíssimos vórtices de energia pelo corpo todo, além daqueles básicos principais, que comumente são divulgados para compartilhar autoconhecimento de como realmente funcionamos. Essas outras polaridades energéticas são mais estudadas por atuantes da medicina chinesa, quiropraxistas, praticantes de reiki, etc...e muito conhecidos da medicina chinesa. São infindos vórtices energéticos por todo o corpo, e que percorrem também todo o sistema nervoso do indivíduo.

     Entre os principais fatores de proteção do chi e sua expansão estão, claro, uma prática de vida saudável, em alimentação e exercícios, mas em especial no NO AUTOCONHECIMENTO E SELEÇÃO DE INFORMAÇÃO MAIS POSITIVA, BEM COMO BOA SELEÇÃO DE AMBIENTE E PESSOAS. As crenças limitantes são o que normalmente dão portas a drenos de energia, ou criam os chamados vampiros energéticos, que são os indivÍduos que intupidos de crenças limitantes e ou observâncias negativas, ficam com o seu "gerador de luz" meio obstruído, e tendem (consciente ou inconscientemente a roubar a energia dos outros - pode ser desde uma inveja, "trabalhos feitos", desmerecimentos (tentando oprimir a energia de outro), direcionamentos de discórdias, apegos excessivos fruto de inseguranças com relação a si mesmo ou a outrém,  mandingas jogadas no caminho de pessoas... as forças involuídas tem as suas formas de tentar conseguir energia.

 

MAS DE FATO, A MELHOR MANEIRA É ATRAVÉS DA EXPANSÃO DE CONSCIÊNCIA, AUTOCONSCIÊNCIA, POIS QUE CADA UM TEM O POTENCIAL DE CO-CRIAR. e CONHECER O PRÓPRIO SISTEMA É O CAMINHO QUE LIBERTA, TIRANDO O INDIVÍDUO DE MUITAS INTERMEDIAÇÕES DUVIDOSAS E COLOCANDO-O DIRETO EM CONTATO COM A FONTE.

 

O COMPARTILHAMENTO DO CONHECIMENTO PARA CURA É SEMPRE SADIO, MAIS O MUITO IMPORTANTE É QUE ESTE POSSA LEVAR O INDIVÍDUO A SEU AUTO DOMÍNIO, CASO QUEIRA.

 

OS CHÁCKRAS E AS CORES

     As CORES dos nossos chácras tem qualidades e potenciais específico e expansivos de expressão. Tem qualidades únicas e que juntas compões um eficiente sistema integrado.

      Assim como nós, também tem esse campo áurico de cores, as plantas, os animaizinhos e o próprio Planeta Terra tem seu Campo Áurico e inclusive vórtices de energia. Muitos polos e localidades específicas de expansão e criação energéticas que participam das expressões de vida desse grande organismo Vivo e autoconsciente chamado Planeta Terra.

      Então entendendo que a energia vital é o instrumentos de criação e propagação de energia , é a própria energia de vida essêncial e qua anima e movimenta nosso corpo. Deixamos as perguntas:

O que estamos informando a nós mesmos cotidianamente?

O que estamos informando está coerente com o que queremos experiênciar? (Isso inclui, tv, música, vídeos, jogos, crnças de todo tipo, religiosas, políticas, sociais, comunitárias, familiares, escolares e alimentícias).

E o que somos informados nos locais onde temos frequêntado estão em coerência com o que buscamos?

Se a resposta for não, então, como melhorar isso?

Caso a resposta seja sim, como expandir e melhorar ainda, mais?

Respondendo estas perguntas a si mesmo, com certeza encontrará muitos caminhos de solução! E nossa DICA é se inunde de desapego e destemor. Essas duas qualidades auxiliarão a libertar-se das incoerências e bloqueios que geravam atrapalhos.

 

E OS ALIMENTOS? O que estamos informando sobre eles? Será que somente os agrotóxicos são um problema como, se diz alguns, ser? E o dinheiro, nossa moeda de troca? Será que interfere nessa interconexão? O Dinheiro também tem suas, partículas, moléculas, átomos...ENERGIA! Você anda ordenando espargir discórdias ou bênsãos a todas as formas de vida? O que andou transportando por ali? O que captou? Que crença estabelece nessa relação?

Deixamos essas reflexoes.........

E ENFIM, UFA, TUDO EXPLICADIM!

VAMOS AO CHI DOS ALIMENTOS....

    Quanto chi essêncial dos alimentos, no potencial comum ao qual o encontramos nesse plano.... Me refiro a este plano, como o plano observador. Portanto, a base de conhecimento com relação ao chi dos alimentos, pode ser interferida positivamente, reprogramando a genética do alimento a fins construtivos e positivos.

    Nosso corpo físico recebe os potênciais mais densos da massa do alimento, e nosso corpo espiritual energético, recebe os potênciais energéticos do mesmo. O chi conté as polaridades Yin e Yang podendo ser negativa, positiva ou neutra.

    Quando ingerido um alimento de Chi potencial positivo, este tende a elevar as energias de quem os ingeriu. O alimento de chi a qual chamamos negativo, passa por um processo de transmutação interna para ser harmonizado, e portanto usa energia já no organismo existente para transmutação e equilíbrio. É o que acontece ao ingerirmos alimentos pesados e gordurosos, que exigem mais do corpo para digestão. Os exercícios físicos são auxiliares a amenizar e espargir energias pesadas. Exercícios continuados, liberam e estimulam energias do chácara de base (chácar sexual e chácar de terra) e ajudam a queima das gorduras ruins, de forma integrada no organismo, trazendo bem estar crescente. Alimentos de energia chi neutra não modificam o campo áurico. Em teoria, mas quem pratica meditações e transmutações continuadas muito intensas, pode ter percepções diferentes desta afirmativa, caso seja sensível a captar as informações às quais o alimento ficou exposto no ambiente que estava, que passou ou que captou das pessoas com as quais se inter-relacionou. Caso tenha selecionado alimentos pelo chi, e não veja que a manifestação está de acordo com as questões tratadas sobre chi positivo, negativo e neutro, considere isso e passe para o próximo nível.

Os chis das carnes de animais e gorduras pesadas tendem a ser negativos. Os chis das frutas e leguminosas e oleaginosas tendem a ser positivos. Grãos também tendem a ser positivos. Todos tem uma variação.

Trazemos dois vídeos do Bianchini, muito bons, que ele fez com seu amigo Hélio com chi de alguns alimentos.

https://www.youtube.com/watch?v=t3LbzxGaz8w

https://www.youtube.com/watch?v=e-5HfZDMlwg

Desejamos que tenha sido esclarecedor e lhe auxilie em seus dias vindouros o compartilhamento de hoje!

Muita paz, luz, amor e alegrias na suas experiências!!!!

RANCHO DO CAMPO DOCE!