2 de agosto de 2020

37 – YOGA – Tipos e benefícios gerais!

 

    Olá amigos do RANCHO DO CAMPO DOCE, e pra você que está chegando agora, hoje trataremos, de YOGA, O QUE É, MODOS DE PRATICAR, E TIPOS DE YOGA.

   Yoga, antes de ser uma prática de exercícios físicos ou meditação é uma filosofia de vida. O Yoga engloba, um amplo olhar de vida e formas de experiênciar a vida que direcionam a pessoa a uma experiência de plenitude consigo mesma e com relação à vida.  Tem um indicativo de alimentação, bioenergética, exercícios, entre muitas práticas para manter a saúde psíquica, mental, emocional e energética e financeira, relacional entre outros, mas partindo inicialmente do trato, limpeza, cuidado, carinho e autoconhecimento de si mesmo.

     Para isso algumas ferramentas, algumas técnicas, que são aplicadas e diferentes tipos de yoga. Entre elas estão:

Ásanas (posturas físicas - exercícios)

Pranayamas (exercícios de respiração e bioenergética)

Mudras (gestos de poder - ativam, reciclam, equilibram, fortalecem, amplificam e ou curam os chacras, nossos vórtices energéticos)

Mantras (orações e frases de poder - ajudam a reprogramar a mente para manifestações de potênciais melhores, e benevolentes, desenvolvem o amor próprio, o encontro da verdade

 

 

      As primeiras formas no desenvolvimento da Yoga foram:

*BAKTHI  - Um Caminho do coração, no seu mais íntimo Divino, onde encontra-se a Reunificação com o Divino, através de irradiações de amor e devoção, qualidades naturais do chacra cardíaco. Inclui cerimônias de adoração, não como cerimónias de ritulísticas programadas, mas sim a adoração enquanto reconhecimento da Presença da Divindade, o que permite sua manifestação em maiores expressões, cantos de mantras, e todo o cerimônial às virtuosidades pelo coração.

*JNANA YOGA - Um Caminho da mente, um processo onde através da discernimento, coerência, conhecimento correto e refinamento de profunda compreensão, nos lembra e reconhece nossa natureza Divina e a Divindade em todas as coisas. Busca-se a sabedoria em cada experiência, nos permitimos, confiar no poder profundo da consciência mais elevada (clareza mental, limpeza, auto conhecimento, autodomínio) nos direcionando ao caminho do coração.

*KARMA YOGA - Um Caminho incondicional, serviço e dedicação à Criação de Deus, em ações físicas, estilo "correto" de vida EM NOME DA ALEGRIA E DO DHARMA QUE É BEM MAIOR!

*HAJA YOGA ou YOGA REAL - Seu fundamento é de que o processo de integração da Consciência Divina se dá por práticas de Meditação unidirecional como prática central.

 

         Entre os tipo de Yoga, estão:

 

*ASHTANGA YOGA 

     O Ashtanga Yoga é uma ramificação desenvolvida a partir do Hata Yoga. As práticas da Ashtanga Yoga envolvem grupos de séries fixas de posturas que são desenvolvidas ao longo do tempo de acordo com a capacidade de o corpo executar cada uma das posições conforme vai treinando. O praticante avança para a série seguinte assim que esteja apto fisicamente e com equilíbrio para praticá-las, não tendo um tempo fixo para anexar novas posturas. As séries que vão sendo inseridas tendem a ser mais complexas e desafiadoras. É uma prática mais estimulante e mais intensa.

Entre seus principais benefícios adquiridos ao praticá-la estão: Ganho de Força, Flexibilidade, equilíbrio, consciência corporal e alinhamento.

 

Estilo DESAFIADOR, COMPLEXO, SEQUENCIADO

       

*HATA YOGA

     O Hata Yoha é considerado um Yoga mais clássico, ganhou popularidade no ocidente por ter foco no condicionamento físico, no fortalecimento e flexibilidade potêncializados. Costuma ser indicado para quem está começando pois as posturas são mais leves e em menor número.

     As posturas não seguem uma ordem específica, e não são feitas de forma a se conectarem umas as outras de forma fluída. (ps. essas informações neste post tem as informações do que está sendo práticados em algumas escolas de yoga, não sendo portanto, a verdade final sobre como as execuções são feitas considerando o YOGA como um processo integrado de prática de vida).

      A dificuldade na Hata Yoga está no tempo em que as posturas são mantidas pelo praticante, com equilÍbrio, harmonia até que as execute com facilidade, e permaneça mais tempo continuado, sentindo-se completamente confortável na posição praticada. E lógico, há as variações de proposta e orientações dos professores que podem ter variações dependendo da filosofia da escola e caso tenha uma filosofia de base.

      A Hata também trabalha respiração, equilíbrio, foco, e o alinhamento, por meio de momentos de relaxamentos nas aulas. O Hata tem como base filosófica trabalhar a mente por meio do corpo. Os quatro elementos formais do Hatha Yoga são: asana, pranayama, relaxamento e atitude mental correta.

Estilo ORDENS DE SEQUÊNCIAS LIVRES, PODE SER DESAFIADOR OU TRANQUILO, É UM EVOLUIR AO LONGO DO PROCESSO, COM MUDANÇA DE POSTURAS

*VINYASA YOGA

     O Vinyasa Yoga é derivado também, do Hatha Yoga, sendo visto como um estilo mais Contemporâneo. É visto como o mais gracioso de todos os estilos, porque sua prática é executada em moving flow, isto é, movimentos sequenciados onde um dá continuidade ao outro, como uma coreografia, leve na transição de uma postura a outra.

     A execução de posturas é executada em sincronia com a respiração, com os momento de inalar e exalar o ar, adequados a momentos específicos dos movimentos.

   Essa forma fluida de sequênciar as posturas coreografadas e cheias de graça e leveza, proporcionam, mais consciência corporal, redução de estresse, alinhamento adequado e maior equilíbrio entre corpo e mente.

Estilo FLUIDO, CALMO, COREOGRAFADO, GRACIOSO, LEVE, SEQUÊNCIADO

 

*RAJA YOGA

        Assim como o Kundalini Yoga, o Raja Yoga, é também voltado para o desenvolvimento da ESPIRITUALIDADE do praticante e desenvolvimento de consciência mais elevada e boa elaboração de seus centros energéticos. Por isso é também conhecido, como YOGA REAL.

É voltado para o desenvolvimento pessoal da pessoa, onde esta vem a se fortalecer em seu interior, não tendo seu foco em esforço físico.

As aulas de Raja tem posturas menos intensas, e ásanas menos desafiadores.

Desenvolvem muito bem a parte emocional do praticante, especialmente, aqueles que já tem o hábito de meditar.

Estilo PROFUNDO, CENTRADO, CALMO, FOCADO

 

*IYENGAR YOGA

A característica principal do Iyengar Yoga, é alinhamentos correto para execução correta de posturas de acordo com anatomia do corpo.

Esta yoga é feita com auxilio de acessórios, os chamados props, parecidos com blocos de EVA, e mais blsters, cadeiras, balanços supensos (os kuruntas) e vários outros acessórios para se chegar ao alinhamento postural.

O Iyengar exercita o foco na permanência da postura e alinhamento dos movimentos durante a execução.

O praticante se foca mais em si mesmo e em sua prática, é uma aula bem pessoal e por isso mais lenta e tranquila.  O Iyengar, parte do ponto que o alinhamento é responsável por despertar e ou ativar, as sensações e emoções no praticante, que ajudam a purificar o corpo e aumentar a autoconsciência. É EXCELENTE PARA CORRIGIR A POSTURA, E OU PARA PESSOAS QUE POSSUEM ALGUMA LIMITAÇÃO DE MOVIMENTOS, QUE NECESSITE DESENVOLVER ALGUM MELHORAMENTO FISIOTERAPÊUTICO.

Estilo, LENTO, TRANQUILO, CALMO.

 

*KUNDALINI YOGA

       Essa prática é feita através de movimentos repetidos associados com exercícios respiratórios, com foco em através da disciplina e expansão de autoconciência, estimular a energia vital, contida no corpo de todos os seres humanos. É ESTIMULADO NESSAS PRÁTICAS OS CENTROS VITAIS, OS NOSSOS CHACRAS, PURIFICANDO A ENERGIA E AMPLIFICANDO A GERAÇÃO INTERNA DE ENERGIA.

      O Kundalini Yoga que SE VOLTA MAIS PARA O TRABALHO ESPIRITUAL E PARA CONEXÃO ENTRE CORPO, MENTE E ESPÍRITO COM O AUXÍLIO DAS ATIVIDADES FÍSICAS, ONDE OS MOVIMENTOS CORPORAIS ESTIMULAM AS ENERGIAS DO CORPO E DESENVOLVEM A AUTOCONSCIÊNCIA MAIS ELEVADA E FIRMEZA EM SUSTENTAR O PRÓPRIO PODER PESSOAL ESTANDO AUTOCENTRADO E AUTOCONFIANTE NO DIA A DIA, E ELEVADO E PLENO DURANTE AS PRÁTICAS.

     Estilo CONTEMPLATIVO, REFLEXIVO, ENERGÉTICO, ESPIRITUAL, INDIVIDUAL.

   Utiliza-se muito de exercícios respiratórios que unidos as posturas, movimentos e aprendizagens das atividades energéticas internas, equilibram os chacras principais que vão desde  base da coluna até o topo da cabeça, permitindo assim "O DESPERTAR DA KUNDALINI", que a grosso explicativo o "acordar" espiritual, com a integração do despertar de todos os vórtices energéticos. A liberação das energias, pelos chacras, trás maior autoconsciência, bem estar, sentimento de plenitude, alegria real, amor próprio, e ainda pode purificar e limpar todos os corpos, inclusive cura material, dependendo da profundidade da aprendizagem e associado a outros conhecimentos pertinentes e ou vertentes e interligados a estes.

 

        *VINYASA FLOW

    Esta prática tem foco nos movimentos do corpo associados à respiração de forma livre. Inexistem séries padronizadas e podem variar de acordo com estilo e intenções do professor. É uma vertente mais recente da Yoga. Na contemporâneidade, o Yoga veio recebendo algumas adaptações a popularizar-se não somente nas escolas de Yoga, com aprofundamentos filosóficos, mas também em escolas de atividades físicas gerais.

É UMA PRÁTICA VIGOROSA E QUE EXIGE VIGOR FÍSICO, MENTAL E AINDA MAIS DE COORDENAÇÃO, POIS QUE ASSOCIA MOVIMENTO FLUÍDO E CONTÍNUO, JUNTO COM A RESPIRAÇÃO.

Estilo DESAFIADOR, VIGOROSO, POSTURAS LIVRES, FLUIDO

 

 *BYKAN YOGA (HOT YOGA)

        Esta também É UMA PRÁTICA VIGOROSA, que segue a linha do Vinyasa Flow Yoga, mas tendo SUA PARTICULARIDADE É A CLIMATIZAÇÃO DO AMBIENTE. A temperatura na sala é elevada DE FORMA A ESTIMULAR O METABOLISMO através do aumento de temperatura, ACELERANDO O PROCESSO DE DESINTOXICAÇÃO E PURIFICAÇÃO DO CORPO. Por este motivo, é permitido beber água durantes as práticas, diferente dos outros tipos de yoga. O ambiente é climatizado em média a 43 ° graus, podendo variar a temperatura dependendo do numero de pessoas na sala e distribuição no espaço de atividades.

 

Estilo similar a Yoga Vynyasa Flow, com desafio maior da climatização, desenvolvendo disciplina para auto domínio sensorial, pois que o corpo é treinado a fazer esforço, manter foco e atividade respiratória em temperaturas diferentes, já que terá seu rítimo no cotidiano, e aprendera a se readaptar ao ambiente do treino, com o tempo cada vez mais rápido.

 

*ASHTANGA VINYASA YOGA

 

     É um conjunto de 6 séries de posturas fixas. O praticante começa na primeira e permanece praticando esta única série com as mesmas posturas, passando para outra, e depois de mais um tempo para outra e assim sucessivamente. Inexiste um tempo determinado para a mudança de cada série, esta mudança é feito assim que o praticante estiver forte e eficiente na prática das sequências que está fazendo, e desta forma, passa para a próxima. Aqui, trabalha-se disciplina e autocentro, foco para evoluir nas sequências. Além disso, aprende-se a respirar bem e melhor. As posturas tem sincronia com a respiração, que são feitas em sincronia com as posturas e tempo correto nas transições de uma postura a outra, sendo a concentração no momento e no próprio corpo e seu funcionamento e metabolismo, importante para boa execução (isso é básico para qualquer uma das práticas de Yoga).

São práticas vigorosas que exigem um nível maior de vigor físico e mental. As ferramentas do yoga se fazem presentes criteriosamente em cada parte da prática.

 

Apesar das diferenças, todas as linhas seguem oito orientações que caracterizam os ensinamentos da yoga:

  • Yamas: viver seguindo um padrão ético de vida
  • Nyama: autodisciplina
  • Ásanas: posturas físicas
  • Pranayamas: controle da respiração
  • Pratyahara: observação consciente, sem envolvimento dos sentidos
  • Dharana: estado de concentração
  • Dhyana: meditação
  • Samady: a consciência plena, a libertação final

 

MATERIAIS COMPLEMENTARES:

Material adicional, link do site incrível:

15 poses de yoga para modelar o corpo

 

CURSO DE AULAS DE YOGA ON LINE - Português Brasil

CURSO DE MUDRAS - Português Brasil

CURSO DE MEDITAÇÃO E AUTOCONHECIMENTO MINDFULLNESS - Muito requisitado no exterior (língua inglesa)