4 de agosto de 2020

38.1- Ar, Prana e limpeza mental!

Ensaio sobre Ar Prana. Causas da Doença.

 

Trecho do Livro Medicina Oriental do Professor Laércio Fonceca

é um trecho para refletir....

trouxemos igual está na apostila compartilhada do Prof. Laércio, e além de esclarecer sobre a energia prânica, também esclarece sobre a influência de ambiente e as emanações ao redor... é só um trecho, a apostila na íntegra você encontra em....

https://espacocaminhodaluz.com.br/artigos/apostila-medicina-oriental-espacocaminhodaluz.com.br.pdf

O Professor Laércio tem sua forma de abordagem de ensinar questões de cura, espiritualidade e energia. Traremos outros ensaios de outras pessoas com abordagem que podem divergir um pouco mesmo tendo mesma base de conceito.... então se lhe agregar valor em suas reflexões é esse o propósito. Com relação a textos e atividades trazidos de outras fontes, que não o grupo de pesquisa do Rancho e seus parceiro diretos, serão para compartilhamento reflexivo individual. Pontos de vistas e críticas não construtivas a respeito de quaisquer trabalhos não estão dentro de nossa proposta, em atividades de comentários compartilhados em nossa plataforma. Mesmo que esses trabalhos sigam, em alguns pontos esse viés. Trazemos, pois  ao que concerne em nosso trabalho de reprograming mental da pesquisa com nossos parceiros diretos, o que agregar valor a libertação de crenças limitantes, e tenha uma linguagem, talvez mais afim de alguns leitores, trazemos a auxiliar com mais opções.

Este trecho não foi modificado e ou interferido. Somente repassado para reflexão sobre fatores externos influênciadores na saúde e na construção de crenças que geram a realidade que vivemos e as questões de respiração e exercícios sob essas influências.

 

O Prana e o Chi no Ar que Respiramos

     Vamos analisar agora o ar que respiramos e sua natureza energética, ou seja, a energia que vem junto ao ar que respiramos. Os indianos dizem que o ar tem Prana, em chinês esse é o mesmo conceito do Chi, em japonês a pronúncia é Ki. Vamos analisar as características do Prana e classificaremos de bom e ruim. Quando respiramos a parte física do ar, o oxigênio, vai para os pulmões e o Chi faz um caminho diferente, ele sobe pelos canais dos sinos e vai para o alto da cabeça e desce através de meridianos especiais até um ponto localizado abaixo do umbigo, e sobe pela coluna toda e sai novamente pelo nariz. Então quando respiramos temos dois tipos de alimentos, um é o oxigênio que é o alimento físico das células, mas o Chi vai alimentar o corpo espiritual e energético, o corpo sutil, a alma.
Quando praticamos Tai-Chi nós trabalhamos com a respiração, absorvendo esse Chi que vem junto com o ar. Agora imaginem essa situação de alguém que está no Viaduto do Chá às seis horas da tarde em São Paulo ou na Praça do Correio que são considerados os lugares mais poluídos de São Paulo? Nos últimos dez anos o medidor de qualidade do ar nunca registrou a qualidade de ar boa. O nível do ar chega a pontos tão degradantes que fica impossível de se respirar. Essa é a poluição física que existe no ar e que pode ser medida e avaliada por instrumentos tecnológicos. No entanto, temos que analisar agora o tipo de Chi contido nesse ar sob essas condições. Um local onde todos se
encontram tensos, nervosos e xingando até a própria mãe, onde doze milhões de pessoas vivem infelizes, angustiadas, estressadas, e quando chega lá pelas seis horas da tarde o nível de tensão e estresse chega ao ponto máximo. Todos que estão nesses locais passarão a absorver toda essa vibração energética que existe no meio ambiente e quando respiramos essas vibrações altamente poluídas entra em nosso sistema bioenergético. Estamos sendo afetados por dois tipos de poluição ambiental nesse caso: a poluição física e orgânica e a poluição energética com relação a qualidade do Chi contido nesse meio ambiente. Agora imaginem, qual a diferença entre fazer um Tai-Chi em São Paulo nessas condições e fazer Tai-Chi no alto das montanhas?
Esse Chi contido no ar é absorvido também pelos chakras que vai utilizá-lo para diversas funções em nosso sistema bioenergético. Todo nosso campo áurico está sendo afetado por esse campo vibratório negativo de má qualidade. Para que possamos restaurar o verdadeiro equilíbrio de todo o sistema vibratório do ser humano necessitamos de mudanças radicais no meio ambiente onde vivemos.
Por isso que eu sempre digo que curar as pessoas significa realizar uma transformação em suas  vidas, não tem como você curar uma pessoa que trabalha na Praça do Correio, pois é você curá-lo para  novamente mandá-la de volta ao calabouço. Temos que encontrar lugares bons para viver, porque é  como você vive e onde você vive que está relacionado com sua saúde. A energia que absorvemos do  meio ambiente está intimamente relacionada com nossa saúde. É de suma importância ter essa  consciência, pois quando não se tem essa percepção das coisas e se está dentro de São Paulo, no meio  do trânsito, respirando uma tonelada de fumaça e ainda puxando um cigarrão para fumar, percebam quanta coisa de errado esse individuo está fazendo? Fez ginástica errada, bebe água poluída, come  alimentos com Chi de taxa zero, toma refrigerantes tóxicos todos os dias, vive em meio à poluição,  fuma como um louco desesperado, fica todo estressado e para amenizar esse estado de coisas vai para  os botecos da vida tomar cerveja ou uma pinga para relaxar no final da tarde. Sente-se descorçoado da vida e fuma um baseado, o cigarrinho do capeta e vai curtir rock roll. A vida desse individuo é uma  droga do começo ao fim e ele não sabe sair desse processo, desse caminho. A sociedade toda está indo para esse buraco e ninguém percebe que a civilização inteira está indo para esse buraco. Ninguém questiona, pois as revoluções dos jovens são tão idiotas que pintam a cara de verde e amarelo para tirar um idiota do poder e por outro em seu lugar.

19
Nunca uma transformação pode acontecer de modo externo, não se muda o mundo de forma  externa, você só muda o planeta quando a transformação acontecer de dentro para fora, quando cada  um resolver mudar, não adianta querer mudar o mundo. As atitudes têm que mudar, primeiro você tem  que se curar de uma doença para depois começarmos a fazer alguma coisa.  A nossa discussão fundamental até aqui foi à causa das doenças e tudo o que afeta a parte física  de nosso ser, falamos sobre alimentação, trabalho corporal e atividades físicas em geral. Analisamos  tudo que entra pela boca e nós terminamos falando sobre a qualidade do ar.
A energia captada do meio exterior irá circular nos meridianos que irá direto aos órgãos da seguinte maneira: a energia Chi é captada pelos chacras que conduz essa energia diretamente nos  canais da coluna vertebral, e através de meridianos específicos irá alimentar setores de seu corpo, e essa energia é conduzida diretamente para os órgãos. Cada órgão recebe sua quantidade de energia Chi e essa energia é repassada para a rede de meridianos mais externas no sistema. Sendo assim, essa energia acaba sendo aproveitada pelo organismo como um todo. As pessoas construíram o seu próprio inferno e não têm consciência disso, porque são materialistas e só conseguem medir e valorizar o material, mesmo sabendo que isso é muito ruim não conseguem se libertar. O primeiro aspecto da saúde deveria estar centralizado nos próprios médicos. Eles deveriam estar conscientes de todos esses fatores para poder trabalhar a si próprios em primeiro lugar. Todo sábio antes de transmitir sabedoria para alguém deveria ele próprio vivenciá-la. Percebam quantas revoluções e transformações temos que realizar para curar uma pessoa e não é tão simples assim, as pessoas não querem mudar. Não adianta querer mudar o que está em volta, o externo porque isso não irá adiantar em nada. Tudo irá continuar na mesma com o ser humano sendo um poço de neuroses e conflitos, pois o que está a sua volta não preenche o seu vazio interno e real.
Todo ser é reflexo daquilo que se tem dentro dele. Chuang Tsé era um filosofo na velha China muito sábio e admirado pelo rei da região. Ele e sua família moravam fora da cidade na beira de um riacho onde recebia seus discípulos para ensiná- los. Chuang Tsé andava muito humildemente, com roupas rasgadas e sapatos furados, um dia quando ele foi até a cidade o rei desse estado estava em um cortejo pelo vilarejo. Quando o rei viu Chuang Tsé naquele estado não se conformou e disse: Mestre, por que tanta pobreza? Chuang Tsé ficou observando o rei e argumentou: e você meu rei, por que tanta pobreza?
As pessoas conseguem ver apenas o externo das coisas. Onde, na verdade, se encontra a verdadeira pobreza? Toda vestimenta externa que você usa é um fardo que terá que carregar, todo indivíduo que transporta uma carga material muito grande nessa vida, se torna um burro de carga que por onde caminhar terá que carregar os seus bens nas costas. Um sábio não centra sua jornada na terra no materialismo, ele possui apenas o suficiente. Caminha leve sem nada para carregar nas costas.
Devemos compreender a importância da energia vibracional que o Chi carrega consigo para que nós possamos promover condições reais de saúde para o ser humano. Nós somos médicos naturalistas, portanto temos que ter uma outra postura de vida. Se nós compreendermos as causas fundamentais das doenças saberemos como tratá-las, se entendermos como esse mecanismo funciona procuraremos reverter esse processo e conseqüentemente surgirá à cura.

 


AS CAUSAS DE DOENÇAS ATRAVÉS DO ASPECTO MENTAL
Nós havíamos citado no inicio deste texto os vários aspectos causadores de desequilíbrios:
aspecto físico, aspecto mental, aspecto emocional e o aspecto espiritual. Todos esses pontos são causadores de doenças. Agora passaremos a analisar o aspecto mental e como ele pode ser causador de doenças. Eu vou citar uma frase de Buda: “Somos a conseqüência daquilo que pensamos”. Esse fator é fundamental, pois dentro de nossas cabeças estão nossas mentes. Fazendo uma comparação com o famoso filme: Blade Rane o caçador de andróides. Esse filme se passa em um cenário futurista onde retratam a cidade de Los Angeles altamente industrializada e o tempo todo chovendo para expor um c
lima totalmente alterado, uma cidade destruída pela revolução industrial. O filme se passa numa época em que a manipulação genética atingiu extrema perfeição. Chegaram ao nível de construir robôs tão perfeitos que ao invés de serem mecânicos são unidades biológicas, a diferença entre robô e andróide é que o robô é construído com materiais sintéticos, ou seja, é uma máquina e o andróide é uma unidade biológica, onde se projeta todos os órgãos e um ser tão perfeito e totalmente idêntico ao humano, pois ele é biológico, porém produzido em laboratório. Tendo produzido esse andróide, a ultima etapa consiste na sua programação para determinados fins na sociedade. Eles desenvolveram uma classe de andróide que possuíam memórias de suas infâncias, ou seja, foram programados com lembranças de uma pseudo-infância e de uma família e acreditava piamente que eram humanos, mas eram uns andróides que só obedeciam ao que foi programado. Eles não tinham condição de saberem diferenciar-se dos seres humanos reais. Nesse filme tem um policial que é especializado em caçar andróides rebelados, este se apaixona por uma bela moça que pertencia a classe dos andróides de ultima geração com memória humana. O grande toque desse filme está em seu final quando os dois estão indo embora e ele descobre que também pertencia a essa classe de andróides que foi programado para caçar andróides. Esse filme eu recomendo para que todo ser humano possa se comparar a esses andróides em nossa sociedade que fabricam andróides em serie em nossas universidades.
O objetivo central dessa discussão é o seguinte: qual é a diferença existente entre um andróide que possamos produzir em um laboratório e programá-lo para ser um médico, um engenheiro, ou qualquer outra atividade social, de nós seres humanos reais que se programa lentamente desde a infância para ser um andróide? E como o andróide é programado ele não pode criar, discutir, rebelarse. Por isso que eu tenho uma palestra que se chama “o andróide e o rebelde”; essa palestra é toda voltada sobre a análise de uma música do Raul Seixas chamada Ouro de Tolo, que é se discute exatamente a rebeldia de um andróide programado por uma sociedade e deseja rebelar-se e encontrar sua liberdade. Se você pensar que é realmente um médico, você está perdido, se você acreditar que é um engenheiro, irá viver como um engenheiro, mas se você acreditar que é um espírito, uma alma que precisa despertar em evolução, você certamente construirá sua vida nesse caminho.
No entanto, vem nossos doutores em programação mental de nossas universidades e escolas e nos afirmam dizendo que não existe vida após a morte; “vocês tem que fazer sucesso”, nos esforçar, trabalhar para vencer na vida. Então a maior doença está exatamente neste aspecto, o que foi programado em nossas mentes não nos deixa enxergar além, não nos deixa pensar no que comemos. Eu garanto que nunca pensaram neste aspecto de andróides, onde são moldados e programados por um sistema político e ideológico. Tente contrariar esse programa para ver o que acontece na vida de vocês.
O que eu quero passar a todos é esse aspecto de que você é exatamente aquilo que pensa que é, vive o que pensa que é, mas tudo não passa de uma programação. Vou mostrar como as pessoas vivem em uma programação e não a verdade objetiva e real de seus seres. Vejamos essa história: quando ainda havia o comunismo na União Soviética, na década de setenta, um mestre indiano vai até lá para fazer uma palestra, mas era uma palestra para crianças do ensino primário, para tirar uma dúvida ele entra na classe e faz a seguinte pergunta as crianças: quem desta classe acredita em Deus? As crianças se entreolham assustadas, até que levanta um menininho e diz: olha meu senhor, é obvio que aqui ninguém acredita em Deus, isso é coisa de religião e religião é o ópio do povo! – Essa coitada criancinha tinha certeza de que Deus não existia, essa criança estava na verdade vomitando a sua programação mental oriunda da cartilha comunista. Ela era tão tola que acreditava que era ela que sabia que Deus não existia, ela tinha certeza absoluta desse fato e vivia em função dessa verdade. Esse mesmo mestre depois de fazer essa excursão pela União Soviética vai para a Itália, centro do catolicismo mundial e vai exatamente em uma escola de mesmo nível de crianças e repete a mesma pergunta: quem acredita em Deus? A criançada levanta as mãos, os pés, tudo. Ele chama uma das crianças e pede para ela explicar como é Deus. Sua resposta vem rapidamente num ímpeto de certeza e fascinação quase que fanática: Deus é amor, bondoso, criou o mundo!
Essa criança acreditava piamente que Deus existia e é daquele jeito, mais uma vez vomitando uma cartilha introduzida em suas mentes como a verdade última. Agora, eu pergunto: qual das
crianças, a russa ou a italiana é a mais idiota? As duas são idiotas, pois as duas não sabem de nada todas elas pensam que sabem, mas elas estão apenas vomitando o seu programa. Todos receberam de todos os lados uma programação. A faculdade o programa com uma forma de verdade, a igreja o programa com um conceito de religião e das verdades divinas. Quando se acredita e se passa a viver essa programação o homem faz muita bobagem. Quando eu convido as pessoas para ouvir uma palestra minha, fazer um Tai-Chi, sabe o que eu escuto das pessoas? “Eu morro de vontade de fazer, mas eu não tenho tempo”. Faça uma pesquisa em sua escola, procure uma pessoa amiga e pergunte a ela se acredita em discos voadores. Será muito interessante, pois isso não está no programa dela é totalmente fora, aí você verá a resposta dela: “você está louca, isso não tem registro, isso não existe, não pode existir porque de tudo o que eu aprendi na escola nenhum professor falou que existe ET, o padre falou que não existe, o professor da faculdade falou que não existe”. Se ela começar a admitir que existe já irá causar problemas no programa e ela terá que solucionar isso.
Escolha um aluno que faz sociologia na USP, que recebeu um programa vastíssimo da cartilha marxista, pergunta para ele se ele acredita em vida após a morte e verá o que ele vai te responder. Vocês começarão a compreender tudo o que eu estou dizendo. Eu considero o aspecto mental o mais importante no ser humano. A filosofia que você aprendeu é aquilo que você vive. Percebam que para que possamos curar alguém e realizar uma transformação é preciso mudar o programa, ou seja, eu preciso convencer o programa de vocês, apelando para o aspecto lógico de suas mentes para analisar que eu estou com a razão. Um mestre pode mudar o curso do ser humano, como um verdadeiro mestre espiritual, um ser consciente de uma outra dimensão e de sua natureza espiritual, somente um homem assim poderá nos ensinar e nos apresentar a uma verdade que não seja oriunda de uma programação de fora, mas sim obtida através de nossa experiência direta da realidade.
Os grandes mestres da antiguidade quando traziam os discípulos aos mosteiros, percebiam toda poluição estrutural que vinha junto ao jovem e o mestre procurava trabalhar todos os aspectos que nós acabamos de expor. Através do Kung-Fu, Tai-Chi, mudava toda sua alimentação para prepara-lo para uma grande transformação. Um dos aspectos mais importantes que tem que ser trabalhado e demora-se uma vida para se
fazer isso é exatamente nossa programação mental, o Ego. Por isso, que os mestres trabalhavam com as filosofias, afinal o que é taoísmo? Isso é uma mudança de programação, de paradigmas, esses grandes mestres como Jesus, Buda que enxergaram outras realidades, que vivenciaram uma experiência transcendental, passam a aconselhar a humanidade para uma nova jornada. Esses mestres foram autênticos transformadores de consciência e para isso eles precisaram trazer uma nova filosofia.
Os mestres procuravam transformar a consciência, é exatamente na mente que está toda programação do teu ser, é como você vai dizer para o resto do teu ser o que ele tem que fazer. É como foi condicionada e programada sua mente que vai lhe dizer o que você deverá comer. A atividade física que será realizada, quais os objetivos que você terá na vida. E esses objetivos podem levá-lo a iluminação ou a destruição. Se foram programados numa sociedade capitalista, o objetivo de vida de todos é apenas ganhar dinheiro, ter sucesso a qualquer custo. Numa filosofia embutida na cabeça de todos, onde não existe vida após a morte, o indivíduo programado dessa forma não pensa nas conseqüências futuras kármicas e espirituais. Não se importa em causar uma guerra, matar, roubar, as conseqüências estariam somente aqui, se ele se safar da polícia, se ninguém vê ele poderá cometer todo tipo de atrocidades que não haverá problemas. A programação dele permite que ele não pense em todas essas coisas que estamos discutindo e é causador profundo das doenças e desequilíbrios.
Vamos supor que você se forme em um curso de informática, isso significa que você já está condenado a passar de doze a treze horas por dia sentado em uma cadeira em frente a um computador.
Agora, imaginem um indivíduo assim programado depois de dez anos sentado durante horas numa cadeira na frente de uma tela de computador. Esse indivíduo andará torto, todo travado, as energias estagnadas. Ele não tem tempo para se exercitar de nenhuma forma, pois a empresa dele o força de uma tal maneira que ele tem que virar a noite trabalhando, tem que entregar serviços e tem prazos. É
você que constrói o seu caminho, e dessa forma caminha para a morte. Você acha que faz grande coisa para sua existência, para sua vida? Não, ao contrário, está caminhando para morte, pois com todo lucro que você obteve certamente irá gastar na farmácia ou no hospital, ou vai ter que pagar os malditos planos de saúde que é mais uma empresa capitalista que capitaliza a saúde, porque ninguém investe na saúde, mas sim na doença.
O ser humano tem que mudar o aspecto da consciência, pois é o mais importante. Porque ele é aquilo que pensa que é, e este é o trabalho mais difícil devido a nossa crença desde a infância em um parâmetro e depois de formados nós focamos toda nossa energia em uma direção. Nós nos ligamos às seis horas da manhã e como andróides que somos vamos cumprir nossa programação todos os dias, pois existe a necessidade de ter sucesso, fama na sociedade. Terminamos o nossos deveres às dez horas da noite. Então eu pergunto: quanto tempo lhes resta para o espiritual, para o seu ser, para a sua alma, para sua verdadeira essência aqui na Terra, seu verdadeiro motivo de existir e caminhar? É obvio que ninguém entende Jesus quando ele fala “venda todos os seus bens doe o dinheiro aos pobres e me siga”. O caminho de Jesus foi completamente diferente do nosso, e com Buda é a mesma coisa, porque será que ele não quis morar com o pai em um palácio e preferiu peregrinar pela Índia como uma criatura simples e humilde, por quê?
Nós precisamos acordar, estamos no inicio do terceiro milênio, as vésperas de uma revolução, pois 99% do planeta segue esse sentido e isso certamente está conduzindo a humanidade para um grande abismo, e com certeza conduzirá num grande caos nuclear, não tem saída para a humanidade.
Nós precisamos entender que os grandes mestres, como Lao Tzu, Jesus, Buda queriam mostrar uma outra direção para o ser humano.
Agora eu pergunto: a programação é ou não é a principal causa da doença do ser humano? Esse ser programado dessa forma, onde o seu único objetivo é o sucesso, o dinheiro, montar uma grande empresa e evoluir dentro daquele setor, e para isso ele não mede esforços, vara a noite trabalhando sem se preocupar com sua saúde ou consigo mesmo.
Quem de nós vara a noite fazendo uma meditação?
Esse aspecto interno e espiritual em nossa programação, não tem a mínima importância. Mas acordar bem cedo pela manhã para ir trabalhar é um compromisso que está programado em sua mente e você não falta, mesmo que você seja o patrão. É essa a questão fundamental, a prioridade que todos têm na vida. A mente do ser humano foi transformada e existe um arquétipo, todos foram condicionados que o trabalho é o verdadeiro valor sagrado para o homem capitalista, seu emprego é a sua vida! Qualquer outra busca que te ofereçam você irá tratar como coisas de terceiros, quartos planos de importância em sua mente.
Por isso que eu considero que a cura do ser humano só acontece depois de uma grande transformação em todos os aspectos. Por isso que eu digo, nós médicos holísticos, massagistas que vamos basear o processo da cura do paciente em outros parâmetros, temos que perceber o quanto é difícil curar uma pessoa. Por isso o sábio compreende, que após libertar-se do aspecto de andróide, a vida passa a ter um novo destino, outros valores que passam a nos mostrar que existe uma alma e se ele começar a investir nisso, mais cedo ou mais tarde ele irá ter experiências, por si só ele se convence e passa a adotar uma série de parâmetros que o transforma completamente.
A minha história é muito interessante e pode servir de exemplo para vocês: eu era um indivíduo que fazia mestrado na UNICAMP e dava aulas em cursinho ao mesmo tempo. Quem já fez mestrado em física numa USP ou UNICAMP, sabe que não há tempo para se fazer qualquer outra coisa na vida.
Eu passava noites resolvendo exercícios complexos de física e tinha que correr para dar aulas em cursinhos, pois necessitava comer e pagar minhas contas. Eu era o tipo de indivíduo que vivia estressado o tempo todo, mesmo fazendo Tai-Chi na hora do almoço, mesmo praticando a minha espiritualidade, mas o que dominava minha vida doze horas por dia era a faculdade e as aulas que eu dava no cursinho que estressava pra caramba, enfrentar uma classe com mais de duzentos alunos não era brincadeira. Eu já possuía uma certa consciência de minha espiritualidade, mas quando eu tive umas experiências fortes com certos seres, minha programação passou a ser destruída totalmente.
Percebi que toda minha vida estava errada e tinha uma seta apontando em outra direção, então resolvi reverter tudo.

A primeira coisa que eu fiz foi largar o mestrado e as aulas no cursinho. Imaginem como eu me senti, eu só tinha à noite aula de Tai-Chi e Kung-Fu para dar a meia dúzia de alunos. Era onde eu ia tirar o meu sustento e sobreviver. Mas a partir daí eu fiquei doze horas por dia literalmente ocioso sem fazer nada, zen. A primeira etapa fase desse processo é começar a sentir se um vagabundo, mas passei a ser um trabalhador zen com o famoso princípio
do agir pelo não agir, fazer não fazendo. Agora, eu estava com toda energia do mundo, comia e dormia a hora que eu queria, se eu quisesse ir para a cachoeira eu ia, fazer meditação, ler livros, estudar. Eu tinha todo tempo do mundo para mim, o sistema não ia mais roubar a minha vida, pois eu a adquiri de volta. A sensação é de ganhar um grande presente. Imaginem a experiência de vida quando o meu foco começou a mudar e isso ocorreu em 1982. Comecei a estudar muito a medicina oriental, treinar muito Kung-Fu, pesquisar ufologia a sério, desenvolver minha mediunidade mais profundamente, mudei totalmente a alimentação e todos os processos, voltei a tocar violão e a me dedicar a música e as artes em geral.
As pessoas chegam até mim e dizem que não sentem nada, não vêem nada, reclamam que não enxergam os espíritos. Não compreendem quando passo a incorporar os espíritos que falam através de mim.
O que um atleta, que quer ganhar medalha de ouro faz para conquistá-la, ele não tem que treinar oito horas por dia. Quer ser vidente? Então treine doze horas por dia e verá o resultado depois de alguns anos. Agora, eu convido as pessoas para uma aula de Tai-Chi e elas nunca têm tempo e ainda mais quando um indivíduo chega em minha escola e me diz: professor meu serviço me mata, me estressa será que Tai-Chi é bom? Ele quer fazer Tai-Chi para se sentir bem e voltar a ser andróide no dia seguinte. O meu trabalho é um trabalho de crescimento interior e espiritual, estou pouco me lixando com o que vai acontecer amanhã em sua vida, eu não treino as pessoas para isso, se você estiver interessado num crescimento espiritual, na elevação de sua consciência eu te ajudo, mas tirar dorzinhas nas costas, coisa e tal, não é comigo.
Por isso a medicina que eu faço é uma medicina holística que propõe uma cura, mas a cura de qual doença? Agora vocês já sabem qual é a verdadeira doença do ser humano que desencadeiam todas as outras. O indivíduo não se transforma, ou seja, cura é transformação não engane ninguém. Nós precisamos estar muito conscientes nesse curso do que realmente vem a ser cura, pois nós não iremos fazer milagres, a única coisa que podemos fazer é auxiliar o paciente e orientá-lo para uma transformação e se ele fizer a transformação ele se cura, fora disso esqueçam.
O massagista entra em contato com o campo energético do paciente, se o campo energético estiver todo desequilibrado e você não tiver um potencial razoável de energia você estará sujeito às influências desse paciente. Por isso que o terapeuta tem que realizar um trabalho consigo mesmo, se ele não praticar alguma coisa estará sujeito a sofrer fortes desequilíbrios em seu campo energético, pois quem vai ficar doente será ele. Todos os médicos chineses eram apelidados de “médicos de pé descalços”, só atendiam as pessoas com o pé descalço. Não havia um médico chinês que não fosse praticante de Tai-Chi. Por isso que tem gente que simplesmente põe a mão em você e cura, já outros podem fazer o diabo que não curam devido ao potencial de energia que essas pessoas tem para trabalhar.
Agora vamos discutir um aspecto muito interessante que eu imagino que todos estejam cansados de ouvir falar, que são as doenças psicossomáticas. Vamos analisar como anda a área emocional do ser humano, desse andróide social.
Desde muito cedo somos levados ao parquinho infantil, depois à escola primária, ginasial, colegial, depois escolhemos um bom cursinho e se é obrigado a decidir qual o programa final a que será submetido seu cérebro, em que irá se tornar. A partir de então o programa final é introduzido e para receber essa programação demorou-se cerca de vinte e cinco anos de sua vida. Agora, em todas essas escolas que freqüentou alguém ou algum educador estava preocupado se você estava triste, algum professor já perguntou se você estava feliz e realizado afetiva e sexualmente, se você estava depressivo. Percebam que Freud estava certo quando dizia que uma criança nasce totalmente pura, mas nasce em uma sociedade totalmente doente psiquicamente e não demora muito tempo para essa criança se contaminar com essa doença.

24
A sociedade materialista oferece a felicidade e a promete quando você estiver no topo. Todo pobre e miserável quer montar uma banda de rock, de pagode, porque ele precisa fazer sucesso de algum jeito para chamar a atenção das fêmeas. Então ele faz tudo para obter sucesso, pois prometeram para ele que depois do sucesso ele vai ser feliz. Por exemplo, lerem um livro sobre a biografia de Henry Ford, o fundador da Ford, verão que na época dele, ele era o homem mais rico do planeta, na sua autobiografia ele escreve:
“a maior frustração de toda minha vida é ter chegado no topo, na maior posição que um ser humano poderia chegar dentro da filosofia capitalista, e perceber que aqui não tem nada, mas a minha maior angústia é não conseguir convencer as pessoas que vem vindo nessa direção que aqui não tem nada”.
Por isso que foi muito mais fácil para o Buda iluminar-se do que para um mendigo ou um camponês que estava lá embaixo na escala social de valores, só que esse camponês acha que ele ainda tem que chegar lá em cima.
Agora atentem para esse fato: um indivíduo programado que não conhece sua sexualidade, sua afetividade, que não é realizado espiritualmente tem um grande problema em suas mãos. Por que o rico que conquistou tudo não é feliz, qual a causa? Quantos desses capitalistas já não me procuraram angustiados e tristes. Onde eles foram enganados? Basta voltarmos para o que os grandes mestres tentaram nos ensinar e que nenhum desses capitalistas seguiram, a única coisa que falta é você descobrir que é um espírito. A sociedade capitalista prometeu a felicidade e a realização do teu ser e você colocou toda sua energia nessa direção, mas aí vem Jesus, Buda e dizem que o caminho não é esse, e que por essa estrada irão se matar, fazer guerra, competir um com o outro. Irão chegar lá e não encontrarão nada. Continuarão profundamente infelizes e insatisfeitos com tudo e com todos Todos nós só temos um caminho verdadeiro para seguir, temos que encontrar a nossa alma, a razão de nossa existência. Jesus, Buda já compreendiam que todos nós somos uma alma encarnada nesse planeta e esquecemos de nossa natureza espiritual e nos transformamos em uma das criaturas mais solitárias que existe. A solidão é o maior sentimento que uma alma humana carrega consigo. Nós somos uma alma enclausurada dentro de um corpo e isso faz com que sejamos prisioneiro do corpo.
Não nos lembramos de outra realidade lá de fora. Isso conduz a todos a um sentimento de solidão tão grande que v ficamos em constante depressão e não se consegue resolver. A primeira coisa que fazemos é procurar o outro para sair da solidão, mas nos esquecemos que outro também é um poço de depressão. Só que você só descobre isso quando chega aos quinze, dezesseis anos de idade já está na metade de sua programação e as pessoas não sabem se relacionar com o outro, não sabe trabalhar com esse vazio que existe dentro dela, com essa angústia. Nesse estado doentio e depressivo do ser humano altamente fragilizado, o indivíduo ouve os apelos da sociedade prometendo-lhes a felicidade se ele comprar coisas e objetos de consumo anunciado nas tvs e em tudo que é parte. Ele é bombardeado por uma propagando enganosa de belos carros com belas garotas, de produtos miraculosos que trazem a felicidade do ser.
Percebam o que acontece com o vazio da alma, somos uma alma solitária aprisionada num corpo, no entanto, a sociedade materialista diz que você não é uma alma, mas sim uma mente, morreu acabou, então seja feliz aqui investindo tudo no material. O pior é que você acredita nesse apelo e nessa programação e investe tudo no material. Investindo tudo no material o teu espiritual fica mais esquecido ainda, aquela sua alma que já era solitária fica mais esquecida e solitária que antes. Só que inconscientemente, ela chora todos os dias, pois em primeiro lugar, ela não está vivendo em seu ambiente natural, mas sim em um mundo totalmente artificial, porque nossas almas não são naturais desse mundo, mas sim de uma outra dimensão da realidade, de um outro mundo, de onde você acha que é sua alma? É de um outro universo, de um plano paralelo e espiritual, onde não precisamos comer, beber. E essa alma chora, ela não sabe o que faz aqui, pois ela está perdida. É tudo isso que nós somos, criaturas de outras dimensões que estamos aqui nessa densidade, nessa fisicalidade vivendo essa experiência, só que a solução para resolver essa angústia e depressão estrutural do ser reside nas verdades dos grandes mestres. Veja o que o Buda sempre disse:
“a realização do ser e libertação do ser só vai acontecer quando nós nos voltarmos para dentro”, é lá que está a resposta, é lá que encontraremos a nossa alma, nosso espírito. Só tem esse caminho, não tem outro jeito. Mas, dentro da sociedade, os grandes doutores do capitalismo dizendo: “tem que ter sucesso”, levando o ser a uma jornada externa violenta para se ter fama, poder, o diabo a quatro. Embutem em nossas cabeças que quando arrumarmos uma namorada seremos o ser mais feliz do mundo. Casar então nem se fala, fica todo mundo desesperado querendo casar como se essa fosse a solução para todos os seu problemas afetivos e sexuais. Na maioria dos casos casou e uma semana depois surgem os grandes problemas e os grandes conflitos que destroem todas as perspectivas de realização.
Todos são programados desde criança, com livrinhos de contos de fada a achar que a vida é assim, todos procuram encontrar o seu príncipe encantado e ser feliz para sempre.
Tem um mestre chamado Osho que diz que o casamento é a morte do amor, as pessoas estão buscando a felicidade e realização no foco errado, o foco é sempre externo a ele nunca o foco é interno. Todo ser pode se realizar quando o foco dele for para dentro, quando ele encontrar sua alma e seu espírito. Essa é a verdadeira realização do ser. Na verdade, o ser quer sair da solidão, e para sair da solidão procura obter o outro e todos os artefatos como o carro bonito, casas suntuosas, fama, poder, tudo não passa de um elemento para ajudar na conquista da fêmea.
Agora, vamos somar tudo isso, a um homem que desconhece sua natureza, que tem um vazio em sua alma, completamente infeliz, frustrado nessa sua jornada do material. Esse indivíduo chega até seu consultório dizendo que está doente, pois tudo isso se somou e os órgãos não funcionam bem, e então, como curar esse ser? Não é fácil. Se você focar o centro de sua realização em seu interior, você nunca cairá e dificilmente ficará doente. Mas se focar em seu exterior pode ser até uma pessoa rica, pode ser um grande empresário, no entanto, qualquer coisa construída fora de si mesmo não lhes trará realização e felicidade. É esse o estilo de paciente que nos procuram, inconscientemente são pessoas muito tristes. Por isso nunca se esqueçam que a transformação é base fundamental de toda realização do ser.
Uma das pregações centrais de Buda é o chamado caminho do meio e isso nós não podemos esquecer em nossos trabalhos terapêuticos. Todos os mosteiros budistas que você encontrar sempre terão três portas sendo que, as duas laterais sempre estarão fechadas e somente a do meio estará aberta.
Isso é praxe em qualquer arquitetura budista, pois isso exemplifica melhor tudo aquilo que vocês lêem no evangelho de Jesus. Tudo é simbólico e como exemplo, podemos analisar Jesus pregado na cruz com dois ladrões ao seu lado. Notem que isso é um símbolo tipicamente budista dos mais claros, pois certamente Jesus era um grande budista e nessa simbologia das três cruzes está exemplificando que só se chega ao céu através do caminho do meio. Quaisquer outros caminhos são simbolizados pelos dois ladrões que roubam e nunca vão conduzir o homem a lugar algum, ao contrário roubam sua liberdade e sua realização. O forte simbolismo budista aparece quando um dos ladrões fala que se arrepende e Jesus diz “entre no meu caminho que chegará ao céu”. Por isso que eu sempre falo que existe dois Jesus, um real e outro mistificado pela igreja.
Entendam que não é tão difícil ir para o caminho espiritual porque ele não pede nada de você, o pouco que você precisa realmente é para o nosso real sustento, a natureza nos oferece tudo de graça. Temos um país maravilhoso que tem de tudo, tudo o que plantamos floresce. Temos um lugar puro com tempo para a criatividade e para desprogramação da mente, para nos voltarmos a nossa alma que é onde temos que buscar a essência de nosso ser. Todas as suas doenças começam a ser curadas naturalmente, pois você estará descobrindo e eliminando as causas de todas elas.
Vamos repensar nossos valores, e é obvio que todo espiritualista necessita da parte material, mas essa questão não pode tomar 90% da sua vida, no máximo eu posso admitir que 50% da vida seja para o sustento material e outros 50% tem que ser dirigida para vida espiritual. Por causa da energia que o sistema social gasta de cada ser humano, ele exige demais de cada ser. Só irão compreender o que eu falo quando entrarem em uma indústria de produção para ver um operário que está trabalhando nas máquinas, poderão saber de verdade o que é um andróide. Uma indústria não passa de um calabouço onde as pessoas estão amarradas, sofrendo e sendo torturadas ali, pois o único indivíduo que vai realmente obter lucro é o patrão do topo da pirâmide. O empregado trabalha para ele obter todos os frutos do trabalho e o pobre coitado só vai ter o salário. E o pior de tudo é que o sistema está montado de tal forma que tem milhões de pessoas de fora desempregadas querendo entrar. Os chamados
desempregados estão loucos pedindo, por favor, por um emprego e quando ele entra em uma empresa ele acha que conquistou a maior coisa do planeta e faz de tudo para não perder o emprego.
Vejam que fato engraçado, 90% dos bilhetes e telefonemas que recebemos para pedidos de ajuda nos centros espíritas são pedidos para arrumar emprego. Agora, percebam, se um grande mestre espiritual for realmente um espírito sério, taoísta, com verdadeiras convicções budista e cristã, todos estarão complicados porque ele vai te deixar desempregado o resto da vida, pois mestre espiritual que se presa faz o indivíduo ficar desempregado o resto da vida. O verdadeiro mestre sabe que este emprego é a sua doença é a verdadeira desgraça de sua vida e que a única libertação para o homem é tirá-lo desse lugar e mostrar outra realidade de vida. Quando o ser fica desempregado ele começa a
pensar, pois sobra tempo para isso, não tem coisa melhor que um espírito faça a um ser humano do que fazer ele perder o emprego.
Pessoas que ficam na base da pirâmide nunca foram educados, nunca desenvolveram a criatividade. Todos acham que são alguma coisa, mas só sabem fazer aquilo que as universidades ensinaram, se não tiverem mais emprego naquilo em que se formaram todos não sabem fazer mais
nada na vida. E se não tem essa capacidade de sobreviver fazendo outras coisas, imaginem as pessoas que nunca tiveram instrução nenhuma e é a maior parte do Brasil ou do planeta, pois a verdadeira sociedade capitalista que permeia o planeta inteiro só 3% são indivíduos que realmente estão no topo da pirâmide, o resto estão atrás de emprego. Eles não sabem, pois as escolas não os treinam, as universidades não os treinam, todo as escolas treinam para serem empregados. Os engenheiros são treinados para servirem as indústrias, eles não são treinados para serem o dono da industria porque isso não é muito viável para uma grande sociedade. A sociedade te fabrica de acordo com os interesses dos empresários que se instalam em sua região, montam escolas com cursos específicos somente para serví-los.
Esses homens não estão interessados em libertar-nos e fazer o que eu estou querendo fazer, levar todo mundo para meio do mato e dar um bico em toda essa sociedade decadente. Por isso que ninguém consegue enfrentar Jesus de cara, vocês estão perdidos no dia que ficarem na frente dele ou de Buda.
O pai do Buda, nunca se conformou de ele ter abandonado o palácio, a mulher, o filho e partido para essa vida de asceta. Certo dia, Buda já tinha se iluminado, e estava em uma peregrinação perto do palácio de seu pai numa cidade fazendo uma pregação. Neste dia o tio de Buda que também era dono de um feudo, irmão do pai dele e que tinha sido tutor, o instrutor militar de Buda. Ele atendeu a um pedido do pai de Buda de ir convencer seu filho a voltar para casa. Só que ele não era mais uma pessoa comum, agora ele era um iluminado. E lá foi o tio até o vilarejo para convencer Buda a voltar para casa, só que esse tio era muito arrogante e não quis entrar na cidade devido à pobreza do local e achou melhor enviar um emissário para pedir a Buda para encontrá-lo fora da cidade. Mas o iluminado não concordou com isso e disse que seu tio teria que vir até ele. Então, lá foi ele encontrar o sobrinho dentro do vilarejo e o casebre onde Buda estava meditando era bastante humilde. O tio se senta em sua frente e começa com o discurso para que Buda voltasse ao palácio, ou seja, queria que Buda voltasse àquela vida de fartura de antes. Após ouvir silenciosamente tudo o que seu tio tinha pra dizer,calmamente ele responde:
“olha tio,  tudo bem o senhor me convenceu e eu vou voltar com o senhor para o palácio de meu pai, contudo, somente se o senhor responder uma pergunta para mim. No
entanto, somente se a resposta dessa pergunta for SIM eu volto agora mesmo com você e largo essa vida. Mas só que tem uma coisa, você não pode mentir para mim porque eu sou o Buda, eu leio a sua alma e seu coração. Meu tio, o senhor é feliz?”.
Conta à lenda que o tio começou a chorar, chorar, chorar derradeiramente sem parar. Compreendam que existe uma força espiritual em torno desses iluminados que não é uma energia só de palavras, é algo muito forte que penetra o coração como se fosse uma flecha. Buda sabia que seu tio era uma pessoa depressiva e infeliz mesmo com toda riqueza e poder que ele tinha. Sabe o que o tio dele fez? Ele levantou-se dali foi para fora do casebre, mandou toda sua comitiva embora e partir daquele dia largou tudo e se tornou um dos maiores seguidores de Buda e nunca mais voltou para o palácio. Encontrou o verdadeiro Reino. o Reino Interno, de onde todas as riquezas fluem para fora a manifestar-se na matéria no VERDADEIRO PODER SUPREMA DA DIVINDADE ETERNA!