8 de agosto de 2020

38- Ar, Prana e limpeza mental!

 

O AR E A VIDA

 

RESPIRAÇÃO É VIDA!

         De início observamos como um óbvio da pequenês interna, de que o ar é necessário à vida e ou sobrevida do corpo físico. Mas ao entendermos o real poder e potêncial do ar e da respiração, como força muito mais poderosa e essêncial do que nos é ensinada, como movimentador de energia vital altamente produtiva e crescente, como vibralidade, como calma, como paz, como força curativa, como força motriz em algumas bases de criação VISLUMBRAMOS MAIS DO QUE PROCURÁVAMOS OU SOMENTE CONVIVÍAMOS, VISLUMBRAMOS A PRESENÇA DA DIVINDADE COCRIADORA NOS INSTRUINDO À CAMINHOS MAIS CLAROS E SEGUROS.

     Não costumamos prestar atenção à nossa própria respiração. E mais profundo que isso, em nos mesmos como um todo. Isto simplesmente porque não somos corretamente educados para tal. Temos milênios de registros sobre os benefícios do AUTO TREINAMENTO DO SE AUTO PERCEBER (em especial na cultura oriental, mas não somente la), temos também, à alguns séculos, alguns experimentos e constatações ciêntificas do alto potêncial, a nos esclarecer da necessidade de se ter autodomínio interno, autoconsciência, autopercepção aprofundada, e com uma base de crença positiva e que busca mais que solucionar problemas, antes disso, preveni-los, de forma benevolente e determinada. Esses indicativos, descobertas, experiências e constatações, nos mostram que cada um é um potêncial maior do que o que os olhos tem visto....... Nos mostra que podemos criar coisas melhores para nosso olhos, e também experiências de todo tipo.

     Entretanto para que esses potênciais possam ser manifestados com liberdade, de forma construtiva e ainda manter-se e amplificar-se. Observou-se que entre os componentes que participam desse processo, observando-se os individuo que se auto curam, que conseguem manter um potêncial mental e emocional mais saudáveis e construtivos está a capacidade de autopercepção mais elevada de si mesmo e práticas que auxiliam a gerar o auto foco e autocentro. Alguns através de técnicas compartilhadas, outros através da forma como atuam em seus escolhas cotidianas, o que inclui seleção de informação compartilhadas pelos meios de comunicação dos humanos.

    Os potênciais energéticos do corpo e suas formas de se exprimir, expressar e perceber o mundo ao redor, fazem parte de muitas constatações ciêntíficas, que já vem sendo mais divulgada de algumas décadas pra cá. Traremos em breve alguns artigos a respeito. E já temos alguns posts de compartinhamento aqui em nosso blog (sobre chácras, aura, vórtices energéticos, captações por essênciais eeg, como a crença influência o comportamento e até  interfere na saúde...)

    Essa capacidade mais elaborada, de autopercepção, pode ser desenvolvida. Acaso fossemos ensinados desde a infância, e sem interferências opressõras de indivíduos escravizados por suas crenças limitantes e interesses negativos, a esse exercício de conhecer como Nossa percepção e autopercepção trabalha, associado a uma base de referência construtiva (me refiro também aos meios de ensinamento, boa seleção dos desenhos e suas histórias, de música apresentada as crianças, de tempo de exposição em certos ambientes, selecionando melhor as referências, etc), com certeza fazemos indivíduos mais seguros e aptos a realizar qualquer coisa que queiram a lhes gerar plenitude.

      Entre muitas práticas que temos pelo planeta, a nos despertar o sentido de autopercepção mais elaborada, muito usados na Yoga temos os Pranayamas. Neste poste em especial trataremos em especial de seu potêncial transformador na vida de quem os pratica e como podem auxilar nessa expansão de auto consciência, pelo se auto perceber.

      Quando nascemos, nos mantemos nos primeiros anos de vida com respiração correta, na maior parte das vezes. Ao longo do desenvolver de vida alguns de nós acabam desaprendendo o respirar correto. Não só no sentido técnico, mecânico, mas da respiração que estimula o pulsar de vida, que estimula nossos vórtices energéticos à gerar mais energia vital, mais vida, mais vigor, estimular o sistema imunoprotetor e etc...

      É possivel perceber o movimento respiratório, em treinos corporais e em meditações. Os treinamentos corporais que desenvolvem o autocentro, como no caso da Yoga, Tai Chi Chua, e outros que trabalham o corpo, associado a um autofoco, disciplina e melhor elaboração da autopercepção, acabam por naturalmente colocar o indivíduo a perceber as atividades de seu corpo, de seu sistema físico interno, incluíndo o respiratório. Da mesma maneira, exercícios específicos a partir da autopercepção das atividades de um órgão ou sistema interno, pode se expandir a perceber o sistema inteiro do Indivíduo. Essas duas primeiras em conjunto com práticas e técnicas de limpeza de crenças limitantes, são o caminho que pode levar o indivíduo a conhecer seu poder pessoal ilimitado e por continuidade a Presença do pulsar da Divindade que compõe o que é.

      Os propósitos essênciais da respiração auto consciente, bem trabalhada e desenvolvida, serve à levar mais oxigênio ao sangue nutrindo as células, ainda controla a energia vital, podendo até expandi-la e domina os pensamentos e emoções, colocando-os a fins construtivos, positivos, felizes e convictos nesse bem.

        É só observar a respiração e como ela muda conforme o que estamos pensando e sentindo para perceber da relação entre os pensamentos e sentimentos e a respiração, e entender que podemos ordenar ou reordenar e purificar nossos pensamentos e sentimentos. Por isso os Yoguis utilizam a respiração para encaminhar a meditação de porma a controlar a reequilibrar as ondas mentais. 

 

Quando nas práticas continuadas de Meditação, Yoga e ou Pranayamas, o sistema respiratório torna-se consciente e o praticante toma autoconsciencia e melhor persepção de seu funcionamento, e vamos aprendendo a utilizar melhor as capacidades de seu poder transformador.

 

CONHECENDO OS PRANAYAMAS.....

 

 

     Pranayama é uma palavra do Sânscrito e significa "algo como" expressão do Prana. Falamos "algo como", pois que as palavras em sânscrito costumam ter sentidos de abstração em significados mais complexos, muitas vezes não sendo possível compreender seu uso se traduzida literalmente, e ha ainda algumas que nem sequer podem ser traduzidas em outras línguas, pois que a compreensão da complexidade em seu significado, por vezes, não tem referências de experiência e ou conhecimento em algumas culturas, e nesses casos ao invés de achar uma similaridade para tradução é melhor explicar o que ela indica. Esclarecemos a extinguir conflitos de informações a respeito dos conceitos compartilhados em rede, sobre técnicas e filosofias que tem base de escritos do Sâncrito. Algumas pessoas tentam compartilhar traduzindo de forma a sintetizar o que seja o significado, para dar uma linha de base ou leitos e ou leigo. Sabendo disso agora, sabe que não é que este ou aquele está errado totalmente mas também pode não estar certo totalmente, sem esclarece da profundidade abstrata, emocional e percepcional que as palavras em Sânscrito carregam em si. Também é parecido algumas palavras havaianas, com a diferença que são muito mais sucintas.

E O QUE É O PRANA?

É a energia vital participante de nossas atividades respiratórias. É o sistema respiratório fluindo e circulando a energia vital pelo corpo físico. Faz parte de um sistema que integra o físico ao fluído e etérico. Não só o sistema respiratório, mas sim todos os sistemas de nosso organismo, o endócrino, o de filtragem, o circulatório /cardíaco tem sistema de integração com os sistemas energéticos trabalhando a partir e através da energia vital dos Indivíduos fractais que vem do Todo.

 

COMO EXERCITAR O PRANA?

     Quando em práticas de Yoga, o foco na respiração abdominal diafragmática, a respiração é nasal e diafragmática. É fita inspiração profunda oxigenando, purificando e energizando o corpo. A expiração é prolongada de forma a liberar o dióxido de carbono, e toxinas no corpo, propciando o relaxamento inicial, e em sua continuidade, clareza mental e plenitude interna. Ao longo do processo é inserida a retenção do ar entre a inspiração e exalação, que pode ir sendo prolongada ao longo do processo. Então nesse ponto, inspira longamente o ar e segura por alguns segundos (contatando para poder modificar o tempo ao longo que evoluí na prática), e exala longamente, observando e liberando todas as toxinas, e ainda em práticas meditativas, observando que negatividades e pensamentos negativos sejam transmutados e liberados na exalação.

Por meio de um exame de eletroencefalograma, que mede a intensidade das correntes elétricas no cérebro, foi observado um aumento da amplitude de ondas corticais Teta entre um neurônio e outro (esse é um tipo específico de ondas cerebrais presentes no córtex).

As ondas cerebrais são classificadas com letras do alfabeto grego e variam entre Alfa, Beta, Delta, Gama e Teta. É bem provável que você já tenha ouvido o termo “entrou em Alfa”, que se refere às ondas que operam no cérebro quando estamos concentrados, mas em estado de relaxamento. Já as ondas cerebrais Beta são aquelas que unem o estado de concentração ao de alerta. Nessa fase, os neurônios transmitem informação entre si com rapidez, por isso a atividade entre eles é alta, sendo de 13 hertz (Hz) a 30 Hz.

O estado Alfa, ao contrário, é o da meditação e relaxamento. A atividade cerebral diminui, as sinapses podem apresentar variação de 7 Hz a 12 Hz. O foco na consciência do mundo exterior, cheio de estímulos sensoriais que agitam os neurônios, muda para o mundo interior e, consequentemente, para a respiração, na qual raramente prestamos atenção. Assim, a ansiedade vai sendo abandonada aos poucos. A respiração é a porta de entrada para a atenção mais internalizada, para a meditação, e também um dos principais meios de manter a atenção e conseguir meditar por uma maior quantidade de minutos.

As ondas Teta, por sua vez, são estados cerebrais ainda mais relaxados, variando de 4 Hz a 7 Hz. É o estado de meditação profunda, que é mais comum em crianças pequenas - nos adultos, costumam ser vistas quando se está em estado de sono. As ondas Delta são as de regeneração, cura e sono profundo e tem frequência de 0,5 a 4 Hz. Seu oposto são as ondas Gama, ainda pouco estudadas e que tem frequência acima de 40Hz (por enquanto elas têm sido associadas com explosões de percepção e processamento de informações de alto nível). - extraído do site ecycle.

 

      Então, nos praticantes do Pranayama, é observada uma maior atividade de ONDAS TETA. estas ondas responsáveis por um maior estado de relaxamento e concentração. Observa-se também nesses estudos, AUMENTO DE ATIVIDADE DO SISTEMA PARASSIMPÁTICO, acompanhado da experiência de estado de alerta.

 

Borboleta - transformação, capacidade de transmutação

 

      Temos vários exercícios de respiração pelos Pranayamas, ativam diferentes áreas do sistema nervoso autônomo. O sistema nervoso autônomo é responsável por controlar nossas atividades vitais, de bombeamento de sangue, digestão, motoridade, filtragem, excreção...

      O sistema nervoso autonomo é composto de sistema simpático e parássimpático, que tem funcionamentos opostos e trabalham a manter a harmonia e equilíbrio no sistema, ou seja, se complementam.O simpático, mais Yang, ativa o metabolismo do corpo, e estimula ações mais energéticas. O Parassímpático, Ying, reduz as atividades de rítimo cardíaco e pressão arterial, trazendo mais relaxamento. Então ambos se harmonizam e ao aprender estimulá-los, aprendemos conscientemente a gerar os "estados de espírito", formas de expressão energéticas necessárias ao que queremos manifestar para alguma ação naquele momento. Há exercícios que estimulam e outros que relaxam. Também é possível dissolver emoções que atrapalham a execução de foco e concentração.

       RETENÇÕES MAIS BREVES DO AR, GERAM ESTÍMULO DO SISTEMA METABÓLICO.

       RETENÇÕES MAIS LONGAS DE AR, ATIVAM O PARASSÍMPÁTICO, TRAZENDO CALMA.

       A PRÁTICA DOS EXERCÍCIOS CONTINUADOS TRAZ NOTÁVEL EQUILÍBRIO ORGÂNICO E EMOCIONAL EM 2 OU 3 MESES.

 

PARA ESTIMULAR A MEDULA ADRENAL (onde é produzido noradrenalina e adrenalina, hormônios que regulam a pressão sanguínea):

EXERCÍCIO DE NARINAS ALTERNADAS: Tampe a narina direta, e inspire pela esquerda, retenha o ar, tampe a narina esquerda e expire pela direita. Repita o processo 12 vezes, ou quantos quiser, prestando atenção, percebendo o ar que entra e o ar que sai e seu trajeto pelo corpo. 

Repita o exercício, agora começando pela oura narina.

Por último faça uma de cada vez. Tampe a narina direita, inspire, retenha o ar, e solte pela mesma narina. Repita 13 vezes. Agora faça com a esquerda.

 

Te desejo sucesso nas práticas!

Compartilhe este post a quem possa colaborar. Esses exercícios são excelentes, para aqueles que precisam manter focos nos estudos, equilibrar-se em tratamentos de saúde, clarear as idéias para tomada de decisões que está tendo dificuldade de agir oriundas de sentimentos de inseguranças, medos e etc...

 

OBS: VEJA VÍDEO NA PLAYLIST DO RANCHO SOBRE RINS E ENERGIA, QUE TRAZ MAIS A RESPEITO DA COMPREENSÃO DAS ENERGIAS YING E YANG E RELAÇÃO COM ALGUNS ÓRGÃOS. É UM VÍDEO ROBUSTO, COM INFORMAÇÕES DE QUALIDADE PRA VOCÊ. VOCÊ O ENCONTRARÁ NA PLAY LIST "FILOSOFIA DA FLORESTA" - no YouTube do Rancho do Campo Doce.

 

Te desejo muita plenitude, sucesso, amor, riqueza, graça e alegrias! Cybelle Manvailer Casanova equipe e parceiros Rancho do Campo Doce

 

 

 

Please follow & like us 🙂

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

MATERIAL COMPLEMENTAR:

PDF - PRANAYAMAS E RESPIRAÇÃO DOWNLOAD

LIVRO SAUDÁVEL COM PRAZER - Exercícios de respiração, meditação, exercícios físicos, receitas e muito mais saúde! Completo. Um livro de práticas passo a passo....


 

SUGESTÃO DE LIVROS INTERESSANTES PARA ESTIMULAR A MENTE E PARA COMPREENDER COM MAIS PROFUNDIDADE:

Chidananda, Sri Swami (1991) "Path to Blessedness". A DIVINE LIFE SOCIETY PUBLICATION

Chidananda, Sri Swami (1984) "The Philosophy, Psychology, and Practice of Yoga". A DIVINE LIFE SOCIETY PUBLICATION 1st Ed.: 1984.

Kason, Yvonne (2000) Farther Shores: Exploring How Near-Death, Kundalini and Mystical Experiences Can Transform Ordinary Lives. Toronto: HarperCollins Publishers; Revised edition.

Krishnananda, Swami "The Yoga System". The Divine Life Society Sivananda Ashram, Rishikesh, India Downloadhttp://www.swami-krishnananda.org/yoga_00.html (pdf and zip)

"Yoga Sutras of Patanjali"; Master E.K, Kulapathi Book Trust, Visakhapatanam, Bharat. https://www.swami-krishnananda.org/yoga_00.html