3 de maio de 2020

20 – Sucos de Flores – Fitoterápicos Coloridos e muito mais….

FLORES - Sucos e outros usos....

 

Olá amigos do Rancho, hoje trazemos algumas sugestões de flores para seus sucos e águas purificadores. Auxiliando a uma opção fitoterápica colorida, aromática, nutritiva e criativa!

Abaixo uma lista de flores fitoterapicas e alimentíceas e beneficios e usos.

RECEITA: Para o SUCO DAS FLORES é muito simples. Deixe uma garrafa de água com as frutas de sua preferência nesta água, por umas duas horas. Use esta água aromatizada para liquidificar com as flores. É só coar e servir gelado! Caso queira adoçar prefira mel ou maple syrup, facilitando a absorção de nutrientes das flores pelo corpo. Pode misturar as flores caso queira.

MIL FLORES

      É também, conhecida como mil folhas e mil em rama. (Archillea millefolium).

    Benefícios e atuações: É vasodilatador, anseolítico e solução para muitos distúrbios respiratórios. Ensaios farmacológicos demonstram também a presença de aminoácidos (alanina, histidina, leucina, lisina), ácidos graxos (linoleico, palmítico, oleico), ácidos fenólicos (cafeico, salicílico), vitaminas (ácido ascórbico, ácido fólico) e açúcares (dextrose, glicose, manitol, sacarose). Os flavonoides e lactonas sesquiterpênicas contribuem para os efeitos antiespasmódico, anti-inflamatório, hepatoprotetor e colerético.

     Suco: o suco da planta fresca é administrado à razão de 50 cc, 1 a 3 vezes/dia (Aprendendo com a farmacologia. Quando ver algum informativo escrito "dosagem" seguido de "cc", este se refere a centímetro cúbico, forma de contagem de dose por uso de seringa. 1 cc é igual a 1 ml.)

 

HIPÉRICO

    Benefícios e atuações: Tem atividade antidepressiva oriunda de sua interação com vários receptores que resultam em inibição da recaptação de neurotransmissores no sistema nervoso central. Estudos clínicos comprovam a atividade antidepressiva em casos leves e moderados. Diminui sintomas desagradáveis da menopausa. Cura: depressão leve e moderada, insiedade, insônia associada à depressão, transtorno afetivo sazonal (humor depressivo associado aos meses de inverno e pouca luz solar), distúrbios neurovegetativos associados ao climatério, terror noturno, enurese, espasmos gastrintestinais, gastrite, diarreias, colón irritável.

     Todas as partes da planta são utilizadas medicinalmente como, adstringente, antisséptico, analgésico, calmante do sistema nervoso, redutor de inflamações e promotor da cicatrização. É isada com muita eficiência como cura para asma brônquica, bronquite crônica, tosses, cefaleias e dores de origem reumática.

    Externamente é aplicada em casos de queimaduras, escoriação, ferimentos profundos ou muito doloridos envolvendo dano a nervos, dor ciática, neuralgia e cotovelo de tenista
  Receita para curar: edemas, cãibras musculares, reumatismo, artrite e inflamação cutânea também empregado em varizes, hemorroidas e fragilidade vascular. Fazer um óleo pastoso de cataplasma das flores e folhas. Macere as flores e folhas e misture com óleo vegetal em pasta formando uma pomada e aplique na região.

USO: Planta seca: 2 a 4 gr. dia. / Infusão: 15 a 30 gr. 2 a 3 xícaras/dia

 

LARANJA DA TERRA

        Seu nome botânico é Citrus aurantium L.
      Benefícios e atuações: As flores da laranjeira são comestíveis, costuma ser usada com outras plantas para terapias de emagrecimento e obesidade. Experimentos farmacológicos mostraram reduções de peso e na ingestão de alimentos. Um estudo clínico no qual foram ministrados junto com à  cafeína e o hipérico (Hypericum perforatum), aliados a dieta e exercícios físicos, sem efeitos colaterais para o sistema cardiovascular.

     Indicações e usos principais: Fruto e epicarpo: curam antiespasmódico, carminativo, halitose, gosto amargo na boca, digestão lenta, regurgitação de alimentos, dor, distensão e plenitude abdominal, borborigmos, constipação intestinal, gastralgias, dispepsias e perturbações digestivas em geral / Folhas: curam gripes e resfriados, tosse com expectoração amarelada e abundante, resfriados de repetição / Frutos: curam dispneia e palpitações /  Flores: curam ansiedades, histerias, palpitações /  Folhas: curam reumatismo e taquicardia.

     Cura indigestão flatulenta, diarreia, tosses intermitentes e cólicas de bebê. O seu xarope é expectorante.
Planta seca (folhas): 4 a 6 gr. dia
Infusão: 2 g por xícara, 3 vezes/dia
Infusão (flor): 1 a 2 g em 150 mℓ de água.8

Obs.: as doses para folhas e frutos são semelhantes, mas, segundo alguns autores, podem apresentar pequenas diferenças.

Deve ser evitado na gravidez por ter ação ocitócica  Sem toxidiades. As folhas deve-se ministrar com conhecimento de dosagens.

JAMBOLÃO

       Nome botânico Syzygium cumini (L.) Skeels. Também conhecido como jamelão e azeitona roxa. Seu fruto é muito parecido com os da árvore de tarumã (Vitex montevidensis). Mas são árvores diferentes. Os frutos do Jambolão são mais ovais e as de Taruã mais arredondados. Ambos são comestíveis e muito nutritivos.

      Partes utilizadas Folhas, frutos, sementes e cascas. Também conhecida como ameixa roxa, azeitona do nordeste, jalão, jamelão, jambu e murta.

       Identificado como tendo origem na Índia.

      O termo Syzygium é derivado do grego syzygos cujo significado é “unido”, “junto” em referência às folhas emparelhadas semelhantes a uma espécie jamaicana para a qual o nome foi usado originalmente, enquanto cumini refere-se ao termo latino cuminum que significa cominho (especiaria) em referência ao aroma da planta. Nas cosmologias Indu e budista, a fruta do jambolão é considerada a preferida dos deuses, pois segundo a tradição hindu, o deus Rama alimentou-se somente deste fruto na floresta por 14 anos durante o seu exílio de Ayodhya. A Os frutos são símbolo de prosperidade na região de Kerala. A cor púrpura do fruto é tradicionalmente comparada àquela da pele de Lord krishna.- Cidade Verde

     Benefícios e atuações: Estudos clínicos e experimentais realizados em animais com diferentes partes da planta, sobretudo as sementes, apresentam uma promissora atividade antidiabética. tais como Antioxidante, hipolipidêmico, protetor gástrico, hepatoprotetor, anti-inflamatório, antimicrobiano.

      Também cura diabetes, antimicrobiana (extrato etanólico dos frutos), diarréia (extrato da casca).

     Tem longa história de uso medicinal e tem sido objeto de estudos há mais de 100 anos. Na Ásia, o fruto é considerado tônico, adstringente, carminativo e útil para doenças do baço. É uma espécie comumente usada pelos sistemas médicos asiáticos.

USO:  Pó das sementes: 3 a 6 g 3 vezes ao dia / Extrato seco dos frutos (1:1): 0,3 a 2,0 g por infusão ou decoto

ROSA BRANCA

      Benefícios e atuações: A rosa branca é adstringente, calmante, refrescante e digestiva.

    Xarope com mel acalma a tosse. chá cura brotoeja de bebês. Lavar os olhos com o xá desfaz irritações nas mucosas. Desinfeta ferimentos. Trata Prisão de ventre, ansiedade, nervosismo, dor de garganta e bronquite.É também adstringente, depurativo.

     A finalidade terapêutica utiliza-se as pétalas ou sementes da rosa branca.

     Chá de limpeza de pele: Coloque em água fervente Às pétalas e sementes, deixe esfriar e lavar a pele.

     Chá calmante: Adicione 10 g de pétalas e sementes de rosa branca em 500 ml de água fervente e 1 colh. de sopa de mel. Beba 3 vezes ao dia.

  • A roseira da Rosa alba é de grande porte, arbustiva e chega a medir 1,80 m de altura. A flor da rosa-branca é aveludada e seu cheiro é agradável, atraindo assim a polinização de insetos. As flores da rosa-branca não crescem isoladas, são formadas por cachos grandes com três ou mais flores por cacho, que florescem o ano inteiro se forem regadas com frequência.Estudos concluíram que a rosa-branca tem propriedades medicinais bactericida contra as bactérias Staphylococcus aureus e Escherichia coli; e ação fungicida contra o fungo Candida albicans. Casa Verde

    Os óleos essenciais de rosa-branca controlam e equilibram a oleosidade da pele, usados tanto em pele seca e oleosa. Seus óleos essenciais restauram o pH da pele e fecham os poros, promovendo hidratação. Tem atividade anti-inflamatória pela presença dos compostos flavonóides.

    Uso: 10 pétalas de rosas brancas para 1 litro de água. Ferva por 5 minutos. Desligue tampe e deixe por mais 10 minutos em infusão.

BOUGAINVILLEA PRIMAVERA

    Benefícios e atuações: controle da diabetes, tratamento da tosse e cura de úlceras acaba com a diarreia e funciona como um anti microbiano no corpo humano. Nativa do Brasil, Perú e região sul da Argentina, esta flor costuma ser usada para embelezar ruas e jardins. Mas guarda um enorme potencial terapêutico. Podendo ser encontrada em 5 cores vivas e exuberantes.  É tão potente no combate as bactérias, que pode ser usada contra a famosa E.coli.

       Suas características muito acentuadas, assemelham-se ao gengibre, em termos de intensidade de sabor. Há que saber de antemão que o chá de bougainvillea é muito amargo.

Para tê-lo como remédio natural, basta levar 10 gramas de flores, ou das hastes, para ferver em 3 copos de água. Beba quente. Esse chá também é excelente para fortalecer os vasos sanguíneos, tratando varizes.

Curar tosse: Opção 1 - 1 xícara de chá das flores com uma colher de sopa de mel e pitada de gengibre. / Opção 2: Misturar várias cores das flores, 1 dente de alho, 1 pau de canela, 1 ameixa seca, 1/3 colh chá de cravo em pó.

Os estudos e pesquisas realizados, demonstraram que as flores brancas são as que possuem propriedades medicinais mais acentuadas.

 

CAPUCHINHA

      Benefícios e atuações: A capuchinha é famosa por sua beleza e por seu sabor picante. Entre flores comestíveis são muito conhecidas. Com os frutos faz-se a alcaparra brasileira. As folhas são ótimas no suco verde.  Antibiótico na cura de afecções de pele e infecções urinárias. Podemos fazer uma loção como tônico capilar. O suco ajuda a acalmar a tosse, a regular o ciclo menstrual, aliviando as cólicas. O banho de assento com capuchinha trata doenças íntimas, graças ao seu poder antibiótico.

      Loção de tônico capilar: flores e folhas de capuchinhas maceradas, passe na peneira, acrescente o extrato em óleo vegetal. Deixe ao sol bem fechado por 1 semana. Aplique no cabelo e deixe uns minutos. (Na hora da aplicação pode fazer uma mistura com aloe vera e mel a potêncializar os efeito estimulantes e fitoterápicos).

A capuchinha também tem vasta variedade de cores com tonalidades e misturas de cores diferentes. Um lanche da tarde com muitos sucos coloridos com pedacinhos de frutas frescas vai muito bem hã?!

Esta planta apresenta antibióticos naturais de amplo espectro.

PREVENTIVO COMPLETAÇO ---- Antibiótico natural, antiescorbútico, aperiente, ativador da circulação sanguínea, béquico, depurativo, digestivo, diurético, estimulante, expectorante, fungicida, remineralizante, sedativo, tônico, tônico capilar, tonificante, revigorante, afrodisíaco, vitamina C, calmante, alergênico, analgésico, antialopetico, antisséptico, bactericida, cicatrizante, emenagogo, expectorante, febrífugo, gastrogôgo, hemostático, inseticida, laxativo, pectoral, vesicante, anti-inflamatório e nutritivo.
Contra indicado para crianças menores de 5 anos e gravidas e lactantes. - Isso que é vacina natural!
BELDROEGA E FLORES ONZE HORAS

   Benefícios e atuações: Rica em ômega 3, betacaroteno e vitamina C. Tem potencial anti oxidante e é usada como anti inflamatória, diurética e vermífuga.

     Parte comestível e usos: folhas, flores, ramos e sementes. Pode ser consumida crua em saladas ou cozida em diversos pratos. As sementes podem ser utilizadas em pães substituindo a chia e o gergelim. Sementes germinadas (brotos) são indicados para saladas e decoração comestível.

A beldroega tem várias tonalidades de flores e variedades da planta. As folhas podem mudar um pouco de uma variedade para outra, então dê uma pesquisada a saber se a planta que encontrou em algum canteiro (caso busque para experimentação é uma beldroega), pois essa foto que disponibilizamos é de uma das variedades. Ainda tem branca e de outras cores. As folhas são muito usadas na alimentação e podem ter diferenças de tamanho e formato. Essa é uma planta que nasce facilmente em canteiros urbanos e terrenos. De fácil plantio e cuidado, pode ser um jardim de salada colorida em sua casa. Fica a dica!

 

CLITÓRIA

   Benefícios e atuações: Suas flores são tradicionalmente usadas na Ásia como corante alimentar. Desidratadas, podem ser usadas para colorir gelatinas, geleias, chás e pudins com seu azul índigo. Quando adicionada ao limão, torna-se rosa. Os compostos químicos isolados de C. ternatea incluem vários triterpenóides , flavonol glicosídeos , antocianinas e esteróides .  A cor azul de C. ternatea é o resultado de várias antocianinas, principalmente as ternatinas - derivados poliacilados da delfinidina. É muito usada na medicina Ayuveda. Possui incontáveis benefícios. Listamos aqui alguns. Usa-se em curas de problemas oculares, picada de cobra, demência, hemicrania, sensação de queimação, lepra, inflamação, leucodermia, bronquite, asma, tuberculose pulmonar, ascite.... Suas propriedades terapêuticas Aperiente, purgativa, catártica, diurética, laxante, refrigerante, anti-helmíntica, tônica. Também são utilizáveis o caule, raiz, folha e vagens, para fins curativos.

 

 

LÍRIOS! OS PARCEIRO DA SAÚDE MENTAL

     Benefícios e atuações: Os botões dessa flor têm o sabor que lembra o alho, e ela pode ser usada como ingrediente ou como condimento. Suas flores são perfumadas e comestíveis, cruas ou cozidas, e podem ser usadas para tingir pães, massas, molhos e patês.

Os lírios são muito usados em curas energéticas, mas seu uso ainda é pouco conhecido, tanto para curas bioenergéticas, quanto para alimentação e procedimentos fitoterápicos. Existem uma multiplicidade de cores. (Rosa, amarelo, branco, azul, lilás, vermelho, laranjado e ainda muitas misturas de cores: branco com amarelo, branco com rosa e ainda em misturas de tonalidades diferentes de rosa, azul e branco, vermelho e branco, lilas e branca, laranjado e amarelo, branco e amarelo, e por ai vai..). Uma espécie colorida e também delicada no cuidado. Exigindo um trato harmonioso no cultivo, nem muito sol nem pouco, nem muita água nem pouco, é resistente a climas frios, e por isso em alguns estagio de cultivo, para quem esta plantando em casa em climas muito quentes, o lírio é levado à geladeira.

É antiséptico e cicatrizante, usado para tratar infecções de todo tipo.

 

Ainda há a espécie de Lírio Galantus, a qual encontramos pesquisas a respeito. Pesquisas a cerca das propriedades dos lírios são ainda novas. Desejamos que tenha pesquisadores engajados no tema, pois que assim como muitos conhecimentos já de milênios conhecidos para processos de cura, que foram identificados por experimentos e pesquisas científicas recentemente, o lírio também tem potênciais de cura fitoterápicas e bioenergéticas já há muito conhecidas de grupos de indivíduos no planeta que se aprofundaram nos processos alquímico das plantas, minerais e cristais! Trazemos uma dica muito bem elaborada do blog Dicas Curtas, sobre a Galantus

    Essa flor apresenta em seu bulbo um alcalóide chamado galantamina. Ela foi descoberta na União Soviética ao longo dos anos 1950 e lá pelos anos de 1959, o russo Dimitar Paskov começou a extrair o alcalóide para fabricar um medicamento com ação inibidora da colinesterase, uma enzima que degrada o neurotransmissor acetilcolina, responsável pelos impulsos nervosos da informação, por armazenar a memória, portanto, esse medicamento, começou a ser usado inicialmente para tratar pacientes com o Mal de Alzheimer na Bulgária. Essa doença provoca perda progressiva de memória e alterações comportamentais de grau leve e moderado.

Agora, MUITA ATENÇÃO nas propriedades medicinais da galantamina:

Ação 1: Aumenta os níveis no cérebro de um neurotransmissor particular responsável pela formação de memórias – acetilcolina já comprovados pela ciência, por isso seu uso para mal de Alzheimer é aprovado pelo FDA, a ”ANVISA” americana. Estudos realizados em animais constataram que a galantamina faz mais uma coisa que nenhum remédio atual consegue fazer: ela estimula os receptores de acetilcolina, conhecidos como receptores nicotínicos, por um período de tempo estendido.

     No paciente com mal de Alzheimer, esses receptores se desgastam, e o cérebro não consegue transportar a acetilcolina de uma célula a outra, formando ali, depósitos de placa de gordura chamado beta amilóide. Diria que não é a cura do Alzheimer, porém, está bem próximo. Cientistas em Auckland, Nova Zelândia, constataram que pessoas com Alzheimer em diversos estudos (de 285 a 978 pacientes tomaram 24 miligramas de galantamina ao dia pelo período de três a seis meses) obtiveram melhoras significativas em sintomas cognitivos e atividades cotidianas comparadas ao grupo de controle tratado com placebo. Eles também constataram que a galantamina retarda o desenvolvimento de distúrbios comportamentais e sintomas psiquiátricos. Depois de 12 meses de tratamento, os pacientes que utilizaram a galantamina mantiveram suas habilidades funcionais e cognitivas. Cientistas concluíram que a administração diária de galantamina em um período de 10 dias aumenta as oportunidades de aprendizagem, além de, desacelerar drasticamente a doença e quanto a memória do paciente, se estabiliza e até melhora.

Ação 2: Melhora na transmissão dos impulsos nervosos dos músculos. Portanto, recomendados para tratar miastenia gravis, miopatia e outras doenças musculares e motoras.

Ação 3: Potenciador nootrópico ou cognitiva. O nootrópico é qualquer tipo de medicamento ou suplemento que tem a capacidade de aumentar o QI ou inteligência geral, aprendizagem, memória, concentração, foco e clareza e rapidez de pensamento de processos cognitivos. O episódio 49 foi exclusivo para os nootrópicos e especificamente, a galantamina é acreditada para aumentar a neuroplasticidade, o que leva a um aumento da função de memória, bem como a retenção de memórias de curto e longo prazo.

Ação 4: Aumenta a  produtividade por atuar na concentração, melhorando o auto controle e ajuda a abstrair das distrações. Por isso é muitos usado por empresários e estudantes.

Ação 5: Utilizada no tratamento de demência vascular leve a moderada. Ele faz aumentar a quantidade de certas substâncias existentes no cérebro que promovem a clareza do pensamento e alívio dos sintomas, acuidade mental melhorada, velocidade de cognição e vigilância.

Resumindo, existem inúmeras maneiras de aumentar o nosso QI, galantamina é só mais uma maneira natural, porém, sempre tem contra indicações e uma delas é para quem tem pressão arterial baixa, pois ele costuma provocar bracicardia, ou seja, diminui a frequência do coração e isso pode provocar um bloqueio chamado atrioventricular se a pessoa tiver uma condição pré-existente pode ser particularmente um risco, por isso requer a orientação sempre de um médico.

Como cuidar de lírios: plantio de lírios

SÁLVIA – Salva

De origem no Sul da Europa, região mediterrânea. Aclimatada no Brasil, sendo muito cultivada em hortas e jardins. Propaga-se através de estacas  de ramos.

Benefícios e atuações: Óleo essencial, tanino, flavonóides, saponinas ácidas, substância amarga, colina, princípio estrogênico.

Emenagogo hormonal, Anti-sudorífero, Hipoglicemiante, Anti-séptico, Estimulante geral, Eupéptico, Antiespasmódico.

Usa-se para curas de : Amenorréia e dismonorréia, Sudorese noturna dos convalescentes e tuberculosos, Diabetes, Sudorese excessiva da mão e axilas, Esterilidade e menopausa, Astenia, Dispepsia por atonia gastrointestinal.

USO: 2,5 ou 5 gr. em 1 xícara (chá) de água fervente. Abafe e deixe em repouso por 10 minutos. Coe e tome 1 xícara por dose, após as refeições.

 

 

HIBISCO A ESTRELA DO EMAGRECIMENTO

 O Chá de Hibisco tem cor vermelho rubi e um gosto amargo. Este chá é baixo em calorias e sem cafeína.

Benefícios e atuações: propriedades antioxidantes impressionantes. Proporciona a diminuição dos níveis do mau colesterol LDL do corpo, protegendo contra doenças cardíacas e os vasos sanguíneos contra danos. Pessoas com pressão baixa devem evitar ou usar pouco, pois suas propriedades calmantes e anti depressivas podem baixar ainda mais a pressão.

Estudos sugerem que as propriedades antioxidantes do Chá de Hibisco também podem ajudar no tratamento de doenças do fígado. Os antioxidantes ajudam a proteger o corpo de doenças, porque eles neutralizam os radicais livres presentes em tecidos e células do corpo. Portanto, podemos dizer com confiança que beber Chá de Hibisco pode aumentar sua vida útil para manter uma boa saúde em geral em vários sistemas orgânicos. Anti-inflamatórios e Antibacteriana: alívio de cólicas e dores menstruais. Possui Propriedades Antidepressiva melhorar a digestão.  Usado da mesma forma como bebidas esportivas, a fim de saciar a sede. Para este fim, uma forma de chá gelado de hibisco é tipicamente consumida. Muitas pessoas o incluem em sua dieta uma vez que esta variedade de chá tem a capacidade de resfriar o corpo muito rápido. Além disso, é rico em propriedades medicinais, como ser um diurético, o que libera o excesso de líquidos e toxinas do corpo e garante que você vai executar no seu melhor! O Chá de Hibisco também é benéfico para a perda de peso. Adicionar especiarias como Canela, Cravo, noz-moscada e Gengibre, dependendo de suas preferências de gosto.

 

Esse foi o compartilhamento de hoje! Muita SAÚDE E PROSPERIDADE - RANCHO DO CAMPO DOCE!