24 de julho de 2020

35 – RECEITA DE PÃO BETERRABA

 

ESTRELA DE HOJE: BETERRABA

      Já muito conhecida pelo seu alto Teor de Ferro, é uma das super heroínas no combate à animia. Mas essa linda e viçosa raiz, nos trás muito mais que isso. É rica em Vitaminas A e C, em Vitaminas do Complexo B (B1, B2 e B5). Também tem em suas propriedades nutricionais, Potássio, Fósforo, Cálcio, Zinco, Sódio, Ferro, Manganês.

      Fortalece os dentes e cura inflamações de gengiva.É rica em antioxidantes. suas folhas podem ser consumidas em saladas e usadas como cataplasma, para curas naturais em feridas de pele. É só macerar e misturar com gordura vegetal, formando uma pasta e colocar sobre o ferimento (superficiais).

      É laxante e atua na limpeza do fígado, baço e intestino.

      E tem sido a grande parceiras dos atletas. Estudos ciêntificos, um deles publicados no Jornal Ciêntifico Applied Physiology, Nutrition and Metabolism (os primeiros estudos vem desde 2017), descobriram que atletas que consomem o suco da beterraba pré-treino, tem seu rendimento aumentado em até 75 %. Isso porque sua alta concentração de nitratos, melhora a eficiência e capacidade de captação de oxigênio. O cárdiaco se beneficia muito com isso, e para além disso também tem boa quantidade de carboidratos saudáveis que dão uma boa dose de energia para o treino. É muito espacial em exercícios de resistência (corridas, por exemplo).

 

A RECEITA DE HOJE: PÃO DE BETERRABA

Ingredientes:

  • 2 Tabletes de Fermento
  • 1/4 de xícara de água morna
  • 3 colh. sopa de mel
  • 1 colh. sopa de sal
  • 3 colh. sopa de margarina
  • 3 colheres de goma de linhaça (ver post Linhaça Multifuncional)
  • 2/3 de xícara de áquafaba (bater e fazer claras em neve) - (ver post Linhaça Multifuncional)
  • 1/2 xícara de gérmem de trigo
  • 8 xícaras de farinha de trigo
  • 2 1/2 xícaras de água morna, água em que foi cozida a beterraba.

Preparo: Cozinhar, com casca, 3 beterrabas médias - conseguir uma xícara cheia de massa. Reservar a água do cozimento e usá-la no liquidificador para bater bem e coar as beterrabas.

Dissolver o fermento com 1 colher de mel e 1/4 de xícara de água morna. Depois de bem dissolvido, deixar descansar por uns 10 minutos. Nesse tempo a beterraba deve ir esfriando.

Despejar o fermento na tigela, com os ingredientes mencionados, colocar 1/2 xícara de farinha e bata tudo misturando muito bem. Juntar a beterraba com a goma de linhaça, e aos poucos, batendo sempre, vá acrescentando a farinha. Coloque então o gérmem de trigo que enrriquecera o pão. Experimente a massa se o sal e açúcar está a gosto. Continue a bater com colher de pau ou batedeira. Quando a massa estiver rija. Enfarinhe a mesa e sove a massa até ficar sedosa e elástica (15 a 20 minutos).

Colocar em uma tigela grande o suspiro que foi feito da aquafaba, acrescentar o sal, a margarina e o mel  e bater tudo. Coloque em bacia untada com óleo, víre-a, cubra e deixe crescer. Depois de 40 minutos, verifique se estão crescendo e, no caso afirmativo, daí a 5 minutos ligue o forno moderado - 175°C e depois de 10 ou 15 minutos coloque os pães para assar.

SEJA CRIATIVO: Varie acrescentando, castanhas, frutas desidratadas, PANCS, Flores maceradas, Granola...

Você pode fazer pães pequenos e congelar até 4 semanas.

BOM TREINO! E NÃO ESQUECE DO SUQUINHO DE BETERRABA COM LIMÃO FEITO NA HORA!